Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/prof_jamaica
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Professor da University of the West Indies da Jamaica, propõe vinculação entre a UFRB e o CIEABAD

Professor da University of the West Indies da Jamaica, propõe vinculação entre a UFRB e o CIEABAD

23/01/08 13:06 , 13/01/16 15:26 | 3379
O Prof. Carlos Moore, doutor em Ciências Humanas e doutor em Etnologia pela Université de Paris-7 (França), visitou a UFRB e foi recebido pelo Reitor da UFRB, Prof. Paulo Gabriel Nacif, Membros da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas – Profª. Rita de Cássia Dias (Pró-Reitoria), Profs. Cláudio Orlando Nascimento (Coord. de Políticas Afirmativas), Júlio César dos Santos (Coordenador de Assuntos Estudantis) e Eduardo David de Oliveira (Gestor do Núcleo de Diversidade, Educação e Culturas – NUDEC).

Professor Moore tem formação interdisciplinar (Etnologia, Sociologia, Antropologia) e obteve o prestigiado Doutorado de Estado em 2003. Desde 2002, atua como Chefe de Pesquisa Sênior (Honorário), na Escola de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa da University of the West Indies (UWI), Kingston (Jamaica). Ele veio apresentar o CIEABAD – CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS BRASIL, ÁFRICA E DIÁSPORAS, um centro que integra pesquisadores dos estudos étnico-raciais, na perspectiva de promover sínteses epistemológicas sobre diferentes temáticas vinculadas ao campo étnico-racial nos diferentes países que agregam os/as pesquisadores/as.

Tratando-se especificamente das possibilidades de vinculação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vislumbrou—se que a UFRB pode servir como catalizador da agregação das universidades públicas da Bahia, através da constituição de uma rede regional de pesquisadores/as, constituindo assim, uma base epistemológica e política de atuação conjunta.

O Reitor fez questão de registrar que esta se constituía em uma reunião histórica porque pela primeira vez na UFRB, o tema do racismo era discutido como um tema da comunidade acadêmica da universidade.

Na oportunidade, o Reitor manifestou o seu  interesse e compromisso com o projeto do CIEABAD, colocando a força institucional da UFRB a serviço da pesquisa e da atuação sócio-política e acadêmica em prol da luta anti-racista.
Nesta reunião foram realizados os seguintes encaminhamentos:

1.    realização de um seminário na UFRB em início de abril (dia 03 ou 04/04) com a seguinte pauta –
a)    apresentação do CIEABAD
b)    apresentação das ações desenvolvidas pela UFRB (PROPAAE, CPLP etc).
c)    constituir um grupo de trabalho na UFRB que terá as seguintes atribuições preliminares; constituir a rede regional de pesquisadores/as, elaborar o plano de trabalho e levantar as demandas sociais e acadêmicas para a atuação do CIEABAD/UFRB.

2.    Foram asseguradas pela UFRB as condições de infra-estrutura para a realização do Seminário, incluindo traslados, hospedagem e material, além da implicação institucional através de seu corpo de pesquisadores/as.

3.    Ficou sob a responsabilidade da PROPPAE proceder o levantamento de professores/as interessados em integrar o grupo e realizar os contatos para o seminário.


4.    O Prof. Carlos Moore informou sobre a realização do primeiro encontro nacional do CIEABAD, sinalizando com a possibilidade de ser realizado na UFRB, utilizando recursos de transmissão “on line” para todos os centros da UFRB. O referido encontro será realizado em agosto, devendo ainda ser discutida esta possibilidade.

Finalizando a reunião, o Prof. Carlos Moore fez questão de reafirmar que realmente a reunião foi histórica, pela “unidade de espírito, congruência de idéias e clareza de idéias sobre os problemas enfrentados, e a determinação de encontrar uma solução ampla para o país, através de uma ação piloto realizada em uma instituição de referência. A UFRB assume, portanto uma incumbência nacional da luta anti-racista ao assumir promover essa articulação regional”.

O Reitor Paulo Gabriel Nacif destacou a necessidade de institucionalizar e dar capilaridade ao tema das questões étnico-raciais na UFRB.
 
{gallery}noticias/prof_jamaica{/gallery} 

Na dúvida, fale conosco!