Professor da University of the West Indies da Jamaica, propõe vinculação entre a UFRB e o CIEABAD
23/01/08 13:06
,
13/01/16 15:26
|
3379
O Prof. Carlos Moore, doutor em Ciências Humanas e doutor em Etnologia pela Université de Paris-7 (França), visitou a UFRB e foi recebido pelo Reitor da UFRB, Prof. Paulo Gabriel Nacif, Membros da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas – Profª. Rita de Cássia Dias (Pró-Reitoria), Profs. Cláudio Orlando Nascimento (Coord. de Políticas Afirmativas), Júlio César dos Santos (Coordenador de Assuntos Estudantis) e Eduardo David de Oliveira (Gestor do Núcleo de Diversidade, Educação e Culturas – NUDEC).
Professor Moore tem formação interdisciplinar (Etnologia, Sociologia, Antropologia) e obteve o prestigiado Doutorado de Estado em 2003. Desde 2002, atua como Chefe de Pesquisa Sênior (Honorário), na Escola de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa da University of the West Indies (UWI), Kingston (Jamaica). Ele veio apresentar o CIEABAD – CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS BRASIL, ÁFRICA E DIÁSPORAS, um centro que integra pesquisadores dos estudos étnico-raciais, na perspectiva de promover sínteses epistemológicas sobre diferentes temáticas vinculadas ao campo étnico-racial nos diferentes países que agregam os/as pesquisadores/as.
Tratando-se especificamente das possibilidades de vinculação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vislumbrou—se que a UFRB pode servir como catalizador da agregação das universidades públicas da Bahia, através da constituição de uma rede regional de pesquisadores/as, constituindo assim, uma base epistemológica e política de atuação conjunta.
O Reitor fez questão de registrar que esta se constituía em uma reunião histórica porque pela primeira vez na UFRB, o tema do racismo era discutido como um tema da comunidade acadêmica da universidade.
Na oportunidade, o Reitor manifestou o seu interesse e compromisso com o projeto do CIEABAD, colocando a força institucional da UFRB a serviço da pesquisa e da atuação sócio-política e acadêmica em prol da luta anti-racista.
Nesta reunião foram realizados os seguintes encaminhamentos:
1. realização de um seminário na UFRB em início de abril (dia 03 ou 04/04) com a seguinte pauta –
a) apresentação do CIEABAD
b) apresentação das ações desenvolvidas pela UFRB (PROPAAE, CPLP etc).
c) constituir um grupo de trabalho na UFRB que terá as seguintes atribuições preliminares; constituir a rede regional de pesquisadores/as, elaborar o plano de trabalho e levantar as demandas sociais e acadêmicas para a atuação do CIEABAD/UFRB.
2. Foram asseguradas pela UFRB as condições de infra-estrutura para a realização do Seminário, incluindo traslados, hospedagem e material, além da implicação institucional através de seu corpo de pesquisadores/as.
3. Ficou sob a responsabilidade da PROPPAE proceder o levantamento de professores/as interessados em integrar o grupo e realizar os contatos para o seminário.
4. O Prof. Carlos Moore informou sobre a realização do primeiro encontro nacional do CIEABAD, sinalizando com a possibilidade de ser realizado na UFRB, utilizando recursos de transmissão “on line” para todos os centros da UFRB. O referido encontro será realizado em agosto, devendo ainda ser discutida esta possibilidade.
Finalizando a reunião, o Prof. Carlos Moore fez questão de reafirmar que realmente a reunião foi histórica, pela “unidade de espírito, congruência de idéias e clareza de idéias sobre os problemas enfrentados, e a determinação de encontrar uma solução ampla para o país, através de uma ação piloto realizada em uma instituição de referência. A UFRB assume, portanto uma incumbência nacional da luta anti-racista ao assumir promover essa articulação regional”.
O Reitor Paulo Gabriel Nacif destacou a necessidade de institucionalizar e dar capilaridade ao tema das questões étnico-raciais na UFRB.
{gallery}noticias/prof_jamaica{/gallery}