Com o objetivo de estreitar as relações com os discentes e fortalecer as políticas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o representante dos estudantes do curso Licenciatura em matemática EaD Vanderley dos Santos realiza visitas aos polos de apoio presencial ligados aos cursos.
"O ensino a distância é eficiente e pode ser de qualidade, basta que efetivamente haja a interação e integração. O nosso curso, em especial, é de qualidade, e o que eu, a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) juntamente com a Coordenação de Curso estamos fazendo é nos aproximar da realidade de cada polo e buscar uma integração para melhoria do ensino a distância da UFRB." afirma Santos que também é servidor da UFRB. Atualmente, são sete polos de apoio presencial localizados em Vitória da Conquista, Macaúbas, Itabuna, Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real.
O planejamento estratégico para o fortalecimento do curso originou-se da interação entre a SEAD e o representante discente. “A oportunidade de um grupo e de um representante discente fazer essa itinerância junto aos setes polos e trazer essa representatividade para o colegiado de licenciatura em EaD é fundamental”, declara o superintendente da SEAD, Ariston Cardoso. Ele completa: “nós apoiamos a abraçamos com alegria essa vontade e iniciativa pela categoria discente. É uma forma dos estudantes também se mobilizarem, pois, para termos um curso forte, precisamos de representação docente e discente forte e uma organicidade muito bem definida na Universidade”.
Na última quarta-feira, 24, Santos e a coordenadora de polo de Teodoro Sampaio se reuniram com Secretaria de Educação de Teodoro Sampaio para analisarem o ensino de Matemática na educação básica do município. Na data, os estudantes do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Assis Valente também receberam a visita do representante discente que explicou o funcionamento do curso EaD na UFRB. Nas próximas semanas, a programação conta com idas às cidades de Itabuna (05/03), Rio Real (15/03), Macaúbas( 29/03) e Vitória da Conquista (02/04).
Licenciatura em Matemática EAD - Vinculado ao CETEC, o curso é ofertado pela UFRB desde o início do semestre letivo 2014.2, nos 07 polos de apoio presenciais credenciados ao Sistema UAB, que recebem apoio administrativo e pedagógico da SEAD. O processo seletivo especial da 1ª turma ofertou 300 vagas. O acesso aos conteúdos dos componentes curriculares do curso é através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em cada componente, os alunos recebem também acompanhamento de tutores presenciais e a distância.
De acordo com o professor Eleazar Lozada, coordenador do curso, a metodologia possui dois módulos e indica atividades todos os dias da semana buscando incentivar uma rotina de estudos para os alunos. “Desenvolvemos material didático para que os estudantes estudem de forma independente e, através do ambiente virtual, consultem com os tutores a distancia para resolverem suas duvidas e as avaliações continuas”, explica.
Mais informações na página da SEAD/UFRB.
Confira fotos: