UFRB participará do APL Sisal da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia
24/01/08 15:49
,
13/01/16 15:26
|
2105
O Vice-reitor Sílvio Soglia, acompanhado do grupo de Professores que compõem o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Sisal da UFRB, Ana Firmino, Claúdia Gomes, Djael da Silva, Jorge Teodoro e Oldair Vinhas, do CCAAB, foram recebidos pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Professor Ildes Ferreira para tratar sobre parcerias entre a UFRB e a SECTI no dia 24/01.
Na reunião o grupo mostrou o potencial que possui em relação à pesquisa na área do sisal, uma prioridade do governo estadual na região do semi-árido.
A UFRB tem várias pesquisas e projetos, alguns já finalizados, outros em andamento, que podem servir de referência no desenvolvimento de tecnologias sociais na região sisaleira. A partir desta reunião a Secretaria e a UFRB vão desenvolver ações conjuntas, a começar pela atuação da universidade no APL Sisal (Arranjo Produtivo Local), um programa do governo estadual, com apoio da FAPESB, dos sindicatos e associações do setor sisaleiro.
O grupo de pesquisadores participou, ainda como antiga Escola de Agronomia da UFBA, do Projeto TECSISAL- Desenvolvimento Tecnológico Sustentável da Cultura do Sisal, que tinha como objetivo a implementação de um modelo agroindustrial sustentável para a cultura do sisal na Região semi-árida do Estado da Bahia, agregando valor à produção a partir da utilização de equipamentos eficientes, reaproveitamento dos resíduos do desfibramento, além de indicar alternativas de uso racional da área agrícola mediante o consórcio de culturas e/ou produção animal, sem contudo conferir qualquer dano ao sistema produtivo ou meio ambiente.