Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) seguem em processo de implantação. Na última semana, foi realizado, no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), o treinamento de Ponto de Função, mais uma ação de implantação dos sistemas.
Segundo Anderson Lago, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela atividade, o curso de Ponto de Função teve o objetivo de capacitar a equipe de Tecnologia da Informação (TI) para apoiar a implantação do SIG nos aspectos de medição e custo de software junto a empresa contratada. “O uso de ponto de função no processo de medição de software é determinação legal para contratação de serviços de desenvolvimento de software, que visa qualificar os gastos neste processo, estabelecendo metodologia padrão para o governo federal. A concretização deste treinamento era ponto importante para avanço no processo de implantação do sistema acadêmico”, explica.
O coordenador geral do projeto de implantação do SIG, André Luiz Maciel, também comentou a iniciativa. “ A migração dos dados dos sistemas legados, a exemplo do SAGRES, e a customização dos módulos do SIGAA (sistema acadêmico), para que ele seja o mais adequado possível às políticas e atividades acadêmicas da UFRB, dependem deste conhecimento pela equipe da COTEC”, ressalta.
Histórico - Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP). A UFRB participa da Rede IFES de cooperação de instituições federais de ensino superior para implantação do SIG desde o final de 2009, quando assinou o termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvedora dos sistemas integrados. Em 2012, um projeto elaborado por uma comissão multissetorial demonstrou a necessidade de participação da comunidade acadêmica e de contratação de uma empresa licenciada pela UFRN para apoiar tecnicamente a UFRB, que assinou um Termo de Cooperação com a UFRN para apoio nos treinamentos.