A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Projeto Sala de Cinema realiza no dia (09) de abril às 15h na sala de vídeo do Centro Universitário de cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana, a mostra de videoclipes produzidos pelos estudantes de cinema e audiovisual. O projeto Videoclipe no Recôncavo é uma atividade de extensão da universidade e congrega diversos videoclipes como forma de mapeamento dos grupos, bandas e cantores da atual música produzida no Recôncavo da Bahia.
Em 4 semestres de produção foram realizados 30 videoclipes de diferentes artistas, buscando resgatar a paisagem multimusical da região, que resguarda variados, complexos e ricos gêneros musicais, num leque que envolve desde o samba de roda e samba chulo, grupos musicais originados do candomblé, corais religiosos, cantores românticos, filarmônicas, o reggae e poprock, o rap e o jazz. Os videoclipes foram produzidos por estudantes do Curso de Cinema da UFRB, através de disciplinas de Produção, Oficina de Audiovisual, Fotografia e Direção, numa articulação interdisciplinar.
O objetivo principal é gerar uma coletânea online de videoclipes com artistas musicais do recôncavo baiano, no sentido de contribuir para a difusão/divulgação desses artistas em redes digitais. Com esse projeto, os estudantes dialogam com a comunidade do entorno e exercitam a produção, em equipe e a direção focada na linguagem do videoclipe, como expressão do audiovisual.
Para o coordenador, professor Claudio Manoel, o projeto abre espaço de pesquisa para que os alunos possam, do ponto de vista da narrativa, experimentar as inúmeras possibilidades estéticas a que se propõe um videoclipe. “Um produto que dialoga com a bricolagem, a ficção, a animação, o mushup e a documentação, além de seu importante aspecto cartográfico e de criação de espaços de circulação de produtos regionais fora do reduto dominador do mainstream videográfico musical”, disse.
O único requisito é que os artistas e bandas façam música autoral. A UFRB e os estudantes se responsabilizam por toda a produção do videoclipe, desde o planejamento até sua difusão na internet.
Essa mostra já foi exibida duas vezes na Argentina (Córdoba e Buenos Aires), Alemanha (Centro Cultural Iwalewa Haus/Universidade de Bayreuth) e recentemente em Kampala-Uganda, numa parceria com o Instituto Goethe-Zentrum Kampala e Ugandan German Cultural Society, no evento "Exhibition Africa in Brazil, Brazil in Africa", além de cidades do Recôncavo Baiano, em centros universitários da UFRB.
A mostra de videoclipes tem exibição gratuita.
Com informações do Acorda Cidade.