O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, e a vice-reitora, Georgina Gonçalves, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, com representantes de pró-reitorias e diversas redes de organizações e movimentos sociais da área da agricultura familiar. A pauta do encontro foi o planejamento de uma chamada pública que terá a finalidade da aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar para o Restaurante Universitário da instituição.
A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e visa a elaboração coletiva de um mapeamento da oferta das cooperativas de agricultores familiares da região e os respectivos gêneros alimentícios que comercializam, visando a aquisição desses gêneros para o abastecimento do Restaurante Universitário.
De acordo com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, a experiência da UFRB na aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Restaurante Universitário será inovadora no estado da Bahia. “A UFRB tem ao longo da sua trajetória estabelecido parcerias com a sociedade civil. A criação do curso de Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Educação no Campo e Agrecologia demonstram o caminho que escolhemos seguir. Então é com muita expectativa que estamos construindo essa agenda que irá beneficiar nossos agricultores e cooperativas”, disse.
A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão da UFRB, explicou que a Chamada Pública será normatizada pelo Decreto 8.473, de 22 de junho de 2015, que determina que os órgãos federais devem começar a destinar no mínimo 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos para a compra de produtos da agricultura familiar. “Nós somos uma Universidade comprometida com a questão agrária e com o modo de produzir e de pensar, portanto submetidos a procedimentos normativos. Estamos fazendo uma pesquisa de mercado e dialogando coletivamente para que o máximo de organizações tenha condições de participar”, afirma.
Segundo Tatiana, a UFRB também promoverá uma campanha com a participação das organizações da agricultura familiar, com palestras, degustação e materiais de comunicação, sobre a importância do consumo destes produtos. A reunião deliberou ainda a realização de um seminário para discutir ações acadêmicas de fortalecimento da agricultura familiar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária dos grupos e dos cursos existentes na UFRB. A previsão é que a Chamada Pública seja lançada em abril.
O restaurante universitário da UFRB oferta hoje cerca de 600 refeições diárias a estudantes vinculados ao Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da instituição.