Fechar
Página inicial Notícias UFRB promove curso de inseticidas naturais
Curso

UFRB promove curso de inseticidas naturais

13/04/16 12:44 , 14/04/16 15:02 | 487

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF), promoveu na última semana o curso de inseticidas naturais para funcionários terceirizados da instituição.

O evento contou com a participação de cerca 10 funcionários que ao longo da semana puderam aprender a produção e aplicação de pelo menos cinco extratos agroecológicos para combate a diversos tipos de pragas. A oficina incluiu apresentações sobre controle alternativo de pragas por meio de extratos vegetais e controle biológico aplicado. O curso teve a coordenação da professora do curso de Agrecologia, Flávia Barbosa, e com a participação dos estudantes bolsistas Alan Lennon, Daniel Invenção e Lidiane Ramos.

Para Andre Luis Flores, do Núcleo de Urbanização e Meio Ambiente, o aprendizado dos funcionários no manejo agroecológico cria condições que desfavoreçem o surgimento de doenças e pragas e por isso o uso de agrotóxicos deverá ser reduzido gradualmente na UFRB. “É uma iniciativa importante por conta da preservação de saúde dos funcionários que trabalham diretamente com o campo, propiciando qualidade de vida e condições de trabalho adequadas para que eles possam produzir e aplicar inseticidas naturais sem prejudicar sua saúde”, disse.

Com diversas pesquisas sobre alternativas ao uso dos agrotóxicos, a professora Flávia Barbosa comentou a iniciativa: “Nós identificamos aqui no campo da UFRB plantas com esse potencial seja por característica morfológica ou por algum cheiro específico que ela emite e produzimos esses extratos. E nada desses extratos se perdem pois a matéria orgânica que fica pode ser utilizada na fabricação de compostos”, explica.

Outras iniciativas que promovam o controle biológico de proliferação de mosquitos, como oficinas de armadilhas de captura e confecção de repelentes naturais também estão sendo programadas.

Confira fotos:

Na dúvida, fale conosco!