Fechar
Página inicial Notícias Quinta etapa da mobilização contra o Aedes acontece nesta quarta-feira, 27
ZikaZero

Quinta etapa da mobilização contra o Aedes acontece nesta quarta-feira, 27

26/04/16 09:53 , 27/04/16 10:56 | 434
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) terá mais um dia de mobilização contra o Aedes aegypti , a ser realizada nos campi de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Cruz das Almas, com atividades educativas e "faxinaço", na quarta-feira, dia 27 de abril. Estão convocados servidores de todas as unidades da UFRB, estudantes e funcionários terceirizados.

Para a professora Ana Lúcia Moreno do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que faz parte do grupo de trabalho “UFRB contra o mosquito Aedes aegypti”, a mobilização, além de eliminar focos do mosquito, servirá também para avaliar se os possíveis criadouros detectados nas mobilizações anteriores persistem. No campus de Santo Antônio de Jesus, os grupos serão distribuídos em seis frentes de trabalho, com saída às 8h do pavilhão de aulas.

Já em Cruz das Almas, às 8h, acontece a concentração com café da manhã na Reitoria, em seguida; às 8h30, distribuição dos materiais e divisão dos grupos; às 08h45 início do mutirão e às 11h, retorno para o prédio da Reitoria.

Esta é a quinta etapa da mobilização de combate ao Aedes aegypti. A atividade será coordenada pelo grupo de trabalho que planeja e desenvolve ações de mobilização, educação e prevenção contra a proliferação do mosquito na UFRB e que possui representantes em cada Centro de Ensino. A nova convocação acontece no início do período de chuvas na Bahia, especialmente no Recôncavo, que impõe a necessidade de reforço das medidas para a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

O GT disponibilizará adesivos e cartazes para alertar sobre a importância do combate à proliferação do mosquito. O ciclo de reprodução do Aedes, do ovo à forma adulta, pode levar de  5 a 10 dias, sendo ele o principal responsável pela transmissão da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus. O objetivo é eliminar os focos e interromper este ciclo, aderindo mais uma vez ao cenário nacional de mobilização.

A reitoria reforça o convite para que toda a comunidade acadêmica possa aderir também a esta luta contra o Aedes aegypti que é de responsabilidade de todos.

Confira o guia para eliminar os criadouros em sua casa.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/combateaedes.

Na dúvida, fale conosco!