Em reunião na manhã desta quarta-feira, dia 11 de maio, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debateu estratégias para a consolidação e a implantação de empresas juniores na instituição. A reunião contou com a participação da vice-reitora Georgina Gonçalves, da coordenadora de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Valdíria Rocha, e de acadêmicos do Movimento de Empresas Juniores (MEJ) da UFRB.
O estudante André Fiúza, do curso de Cinema e Audiovisual, apresentou a proposta do MEJ para um pacto de ações cooperativas com a instituição. “Este movimento tem em suas características o fomento da cultura do empreendedorismo. Posto isso, temos a união perfeita de mentes capazes, num ambiente fértil, e uma sociedade ávida pelo fruto do nosso conhecimento, que estará acessível, quando não de forma gratuita, a um custo muito baixo em relação aos praticados pelo mercado”, leu, em nota do Movimento.
A coordenadora de Cultura e Universidade, Valdíria Rocha, lembrou que, para além da prestação de serviço, as empresas juniores são um importante espaço de formação socioprofissional. “Vocês, estudantes, vão estar não apenas colaborando a partir do conhecimento que têm, mas vão desenvolver uma vivência profissional”. E acrescentou: “Testar a teoria na prática é reconstruir, ressignificar o conhecimento. Vocês terão a oportunidade de exercitar a sua capacidade criativa ou engenheira, de compreender que o grupo assistido demanda tecnologias sociais a partir de suas práticas culturais e de trazer pra sala de aula outras reflexões ainda não levantadas”.
A vice-reitora Georgina Gonçalves garantiu o apoio do ponto de vista instrucional a todas as empresas juniores já formalizadas e em fase de implantação na Universidade, como já previsto nas Resoluções Nº 020/2012 do Conselho Acadêmico e Nº 004/2014 do Conselho Universitário. Ela propôs a criação de uma comissão com a participação da Pró-Reitoria de Extensão e representantes do MEJ para viabilizar o suporte inicial para que as empresas juniores em formação ganhem autonomia. A ideia é criar um projeto de extensão para o conjunto das empresas juniores da UFRB. Também está prevista a realização do I Seminário de Empresas Juniores da instituição, no mês de setembro.
Sobre o MEJ – O grupo passou a se reunir recentemente para trocar experiências e compartilhar os anseios das empresas juniores da UFRB. É formado pela Sannari Jr., do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenhe, do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharias; Appce, dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais e Gestão Pública; e Tarrafa, do curso de Engenharia de Pesca. Destas, a Sannari Jr. já está formalizada e as outras três estão em processo de regularização institucional e jurídica.