O município de São Félix teve seu nome incorporado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que agora passa a ser campus Cachoeira/São Félix. A cerimônia do reconhecimento oficial de São Félix como cidade universitária ocorreu na última sexta-feira, dia 20 de maio, na Casa da Cultura Américo Simas.
Compuseram a mesa de abertura do evento: o reitor da UFRB, Silvio Soglia; o ex-deputado federal, Luiz Alberto; o prefeito do município de São Félix, Duda Macêdo; o secretário municipal de Educação, Eliton Lafite; o diretor do CAHL, Jorge Cardoso Filho; o representante estudantil, Antonio Bastos (Tafarel) e a yalorixá, Zelita Sampaio, que deu a benção inicial à cerimônia.
“Gostaria de dizer da minha imensa felicidade, porque estou ajudando a construir essa universidade. O que está acontecendo tem uma importância ímpar para esse município, porque definitivamente a gente começa a construir em São Félix uma nova perspectiva. Os alunos daqui, agora, vão ter a oportunidade de escolher se querem se transformar em doutores”, disse Tafarel, estudante do CAHL e autor da proposta de integração do município ao Centro de Ensino.
Para o secretário Eliton Lafite, a satisfação com o reconhecimento de São Félix como cidade universitária é ainda maior para aqueles que trabalham na área da Educação. “Agora as possibilidades se ampliam para os nossos alunos, que podem usufruir desses espaços acadêmicos aqui mesmo na região do Recôncavo”, destacou. “Na verdade, nosso município já mantém uma parceria muito boa com a Universidade, essa integração só tende a fortalecer nossos projetos”, completou Lafite.
O diretor do CAHL, Jorge Cardoso, lembrou que a cerimônia apenas formalizou um reconhecimento, que já existe na prática, da importância da cidade de São Félix para o Centro de Ensino. O município sedia duas residências universitárias e o ateliê do curso de Artes Visuais, e foi anunciado como sede de futuras instalações do CAHL com a aquisição do antigo prédio do INSS, agora patrimônio da universidade. “A partir de hoje, nosso Conselho de Centro vai empreender um conjunto de discussões para definir os usos que serão atribuídos a esse prédio, que certamente irá contribuir para ampliação e qualificação das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse.
O reitor Silvio Soglia fez questão de destacar que a incorporação do nome de São Félix ao CAHL foi uma proposição aprovada por unanimidade no Conselho de Centro e no Conselho Acadêmico. “Essa é uma reparação que fazemos à cidade. Não é um processo de divisão, mas de soma da potência dos dois municípios e de seu povo”, disse. Soglia ainda afirmou que a universidade oferece não só o que é essencial da formação profissional, mas é papel dela, acima de tudo, construir conhecimento cidadão. Para ele, agora a UFRB passa a contar mais firmemente com o apoio da população de São Félix para essa construção.
A apresentação da Orquestra de Reggae de Cachoeira encerrou a cerimônia.