Estágio de Vivência dos estudantes da UFRB no Território do Sisal foi uma experiência rica
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O Estágio Interdisciplinar de Vivência, construído a partir de uma parceria entre o Programa de Extensão “Universidade” (PEU), a Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e o Pólo Sindical do Sisal – Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semi-árido da Bahia (FATRES), foi realizado entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março de 2008.
O EIV teve a participação de 12 estagiários de diferentes áreas do conhecimento: Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Florestal, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, garantindo a interdisciplinaridade.
A fase inicial, que aconteceu nos três primeiros dias, foi o momento de discussão dos diversos temas relacionados à Questão Agrária, Papel Social da Universidade, Agroecologia, Movimentos Sociais Populares, dentre outros, sendo abordados de forma participativa e dinâmica em todos os espaços.
Na fase de vivência os estagiários foram divididos em grupos de três, sempre de cursos diferentes. Foram recebidos em quatro assentamentos (Nova Palmares – Conceição do Coité; Mucambinho – Santa Luz; Rose – Santa Luz; e Nova Esperança – Cansanção).
Cada estagiário foi “adotado” por uma família assentada para vivenciar toda a rotina e as atividades da família, durante 12 dias. O grupo estudou questões relacionadas à organização do assentamento, histórico, saúde, educação, produção, cultura, enfim, a realidade dessas famílias e da comunidade.
Por fim, após a vivência houve um momento de reflexão e avaliação com a socialização das experiências vividas. Em todos os relatos, os estagiários tiveram suas expectativas superadas, as famílias foram muito acolhedoras e foram percebidas várias potencialidades e limitações em cada assentamento.
Ainda na socialização os estudantes destacaram que a mídia passa uma imagem muito distorcida da verdadeira realidade e que a Universidade não consegue simplesmente com a metodologia atual de ensino formar profissionais com visão crítica e conhecimento da realidade em que irão atuar, sendo necessária a aproximação junto aos movimentos sociais populares, e uma verdadeira articulação do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Atividades como o EIV tem esse papel de contribuir para que em sua formação os estudantes busquem as informações, discutam o que é passado em sala de aula e lutem para que o papel social da Universidade, de buscar as demandas da sociedade, questioná-las, pesquisá-las e construir alternativas viáveis, seja cumprido.
Por fim, na avaliação final houve alguns encaminhamentos para que o grupo de estudantes, juntamente com a FATRES e UFRB, possa dar um retorno aos assentamentos e ao Território do Sisal com o planejamento de algumas ações futuras, dessa vez de intervenção e construção de processos para a melhoria da qualidade de vida daquelas comunidades e região. Além também de pensar atividades na própria UFRB.
Veja as fotos.
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