Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 08 de junho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) concedeu o título Doutor Honoris Causa ao engenheiro agrônomo Paulo Klinger Tito Jacomine, referência brasileira em Pedologia, disciplina da Ciência do Solo que trata da morfologia, gênese e classificação de solos. O evento contou com a presença de professores, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos da instituição, pesquisadores e outros especialistas da área, além de familiares e amigos do homenageado.
O reitor da UFRB, Silvio Soglia, presidiu a cerimônia. “Esse é um dia festivo para a nossa instituição. Dar o título Doutor Honoris Causa a Paulo Klinger significa reafirmar para todo o Brasil o laço estreito e forte que a UFRB tem com a ciência desse país. Conhecer essa bela história de vida pessoal e profissional só nos enche de orgulho e confirma o quão foi acertada essa decisão”, disse. Na ocasião, o reitor leu a carta da atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Fátima Moreira, em que a instituição se congratula com a UFRB pela concessão do título a Paulo Klinger, um dos membros mais atuantes da SBCS.
Além do magnífico, compuseram a mesa solene do evento: a vice-reitora, Georgina Gonçalves; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o professor emérito, Joelito Rezende; o coordenador da Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE), professor Júlio César Nóbrega, e o homenageado, Paulo Klinger. O professor Joelito Rezende apresentou um resumo da carreira do pedólogo, que fundamentou a concessão do título, e frisou que a universidade se sente honrada ao concedê-lo. “É inquestionável o reconhecimento da UFRB, representando a sociedade brasileira como um todo, a tudo que ele realizou pela Ciência do Solo no país”, afirmou.
Nascido no Rio de Janeiro, natural de Fidélis, Paulo Klinger é hoje o pedólogo de mais serviços prestados à Ciência do Solo no Brasil e no exterior, tendo participado da formação de vários profissionais na área e contribuído significativamente para elaboração do Mapa de Solos do Brasil. Em seu discurso, ele agradeceu o título honorífico. “Eu me sinto honrado com esse título que servirá de estímulo para continuidade dos trabalhos de classificação de solos iniciados ainda na década de 50”, disse Klinger.
Paulo Klinger: graduou-se em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1957. É professor Livre Docente na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde fevereiro de 1974. Atuou como pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (1958-1975) e à Embrapa (1975-1991). O pedólogo tem colaborado com a UFRB e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1996, a partir da Reunião Técnica sobre Solos Coesos dos Tabuleiros Costeiros.
Doutor Honoris Causa: Klinger é a segunda pessoa a receber o título pela UFRB. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em SQE e pela Direção do CCAAB, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião ocorrida no dia 18 de dezembro de 2015.
Confira as fotos da cerimônia: