O pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da UFRB, professor José Mascarenhas, assumiu a coordenação da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A escolha foi feita por meio de uma lista tríplice indicada pelos membros da Câmara e definida pela Diretoria do órgão.
“A câmara de inovação possui papel estratégico para fundação e para o próprio estado da Bahia, é nesse espaço que se discute e estimula ações de avanços na pesquisa, invenção e inovação”, aponta Mascarenhas. Em sua opinião, a Fapesb é a principal operacionalizadora de ações de inovação do estado.
É a primeira vez que um representante da UFRB atua na coordenação da Câmara de Inovação. “Assumir a coordenação coloca a UFRB em um destaque interessante, demonstra o dinamismo da universidade e a capacidade de articulação que ela vem tendo”, afirma o pró-reitor.
A Câmara de Inovação da FAPESB responde pelos programas, projetos e ações que visam à introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, que resulte em novos processos, produtos ou serviços, bem como na melhoria da qualidade ou produtividade daqueles já existentes. Possui reuniões próprias, tem participação na câmara superior, em lançamentos de editais, além de atuar em políticas de articulação do estado. A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de extensão (PROEXT) da UFRB, também é representante da UFRB na Câmara.
Câmaras Fapesb: além da Câmara de Inovação, a Fapesb possui as Câmaras de Ciências Biológicas, Engenharias e Computação, Interdisciplinar, Ciências Matemáticas e Naturais, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicáveis, Ciências Agrárias e Veterinárias, Linguagens e Artes, Ciências Humanas e Educação.