O livro infantil "As Escolas de Joana", produzido como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Artes Visuais pela egressa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Jamile Menezes, foi adotado como paradidático pelo Centro Educacional Batista, na cidade de Muritiba, Bahia. O TCC, que teve orientação do professor Antonio Carlos Portela do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), será usado pelas crianças do ensino fundamental.
Inspirado nas vivências da infância da autora e ilustradora, o livro busca evidenciar que o ensino-aprendizagem não acontece apenas na escola, mas em todas as esferas da sociedade. “É preciso que as crianças, educadores e familiares entendam que todos são responsáveis pela formação do indivíduo. A família ensina os valores necessários para uma boa convivência, a escola reforça e passa os conteúdos didáticos”, destaca Jamile
“O livro conta a história de Joana, uma menina de oito anos que vive na zona rural com seu pai, mãe e dois irmãos. Sua escola é longe de onde mora, mas para ela nem parece, pois se diverte inventando histórias e músicas com as coisas que vê pelo caminho. No percurso, encontra sua tia costureira, suas primas, que vão com ela para escola e sua avó, que é merendeira”, explica Jamile. De acordo com a autora, todos sempre têm algo interessante para ensinar à garota: trava-línguas, brincadeiras, matemática no cotidiano e regras de convivência.
“As Escolas de Joana” já está na terceira tiragem e é produzido de forma independente. Para adquirir o livro, basta entrar em contato com a autora pelo e-mail jamile.artefoto@gmail.