Fechar
Página inicial Notícias UFRB e Sepromi firmam parceria para integração de políticas de igualdade racial
Cooperação

UFRB e Sepromi firmam parceria para integração de políticas de igualdade racial

29/11/16 14:26 , 29/11/16 14:28 | 1819
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou termo de cooperação com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A parceria tem como objetivo a integração de ações e políticas públicas integradas na área étnico-racial, no âmbito da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, no período inicial de dois anos. 

De acordo com o reitor Silvio Soglia, a cooperação será importante para a produção de conhecimento científico multidisciplinar, realização de atividades de planejamento, gestão, e avaliação de programas de Estado, voltados à população negra e comunidades tradicionais. “Este instrumento possibilitará novos projetos e propostas de intervenção nos mais variados campos de atuação da UFRB e da Sepromi. Temos, inclusive, alguns desafios para consolidação de políticas afirmativas na nossa comunidade acadêmica e no Recôncavo. Demos um passo importante para reafirmar e institucionalizar ainda mais essa parceria”, afirmou. 

A secretária da Sepromi, Fabya Reis, ressaltou a importância da parceria, formalizada no calendário de atividades do Novembro Negro, o mês da consciência negra. “Esta medida soma muito ao trabalho de promoção da igualdade racial na Bahia. Teremos um plano de trabalho para viabilizar cada ação conjunta, aproximando ainda mais as políticas públicas, entendendo o papel estratégico da relação institucional entre o Governo do Estado e das universidades no enfrentamento ao racismo institucional e execução de políticas de reparação”.

O evento contou com a presença de discentes da UFRB; das pró-reitoras Rosineide Garcia (Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação); Maria Goretti Fonseca (Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis); Rita Dias (Graduação); da chefe de Gabinete do Reitor, Silvia Arantes; do coordenador de Políticas Afirmativas, Emanoel Soares; dos assessores da Sepromi, Ailton Ferreira e Gabriele Vieira; além do advogado e militante do movimento negro, Sérgio São Bernardo.

Com informações da Ascom/Sepromi.

Na dúvida, fale conosco!