Com o objetivo de fomentar a diversidade na área das pesquisas científicas é buscar a promoção das igualdades e a inclusão das diferenças no âmbito acadêmico, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM), lançou o Prêmio Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências.
O edital, lançado em dezembro passado, visa reconhecer o trabalho de excelência realizado por pesquisadoras e cientistas que prestam relevante contribuição ao desenvolvimento do estado da Bahia, além de reconhecer o trabalho de mulheres, cujos projetos e trajetória atual indiquem seu potencial de contribuição para sua área de atuação.
Para indicar pesquisadoras que possuam o perfil adequado para concorrer ao prêmio é necessário preencher formulário eletrônico, disponível no site da FAPESB, até o dia 3 de fevereiro. Para ter acesso ao formulário deve-se ter ou fazer cadastro online no site da Fapesb.
Serão premiadas duas pesquisadoras de destaque (R$ 15 mil), que possuam doutorado há oito ou mais anos e seis jovens pesquisadoras (R$ 5 mil) com mestrado ou doutorado há menos de oito anos.
A cerimônia de premiação será no dia 8 de março em local a ser definido.
A primeira edição do prêmio tem como tema Mulheres na Ciência, mas a proposta é que a cada ano, um nicho diferente de pesquisadores seja contemplado.
Mais informações no site da FAPESB.
Com informações da Fapesb.