O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou na manhã da última quinta-feira, 09, da abertura do Seminário de Mobilização Participativa da Cadeia da Pesca e Aqüicultura no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação. O espaço foi inaugurado no ano passado e conta com acordo de cooperação técnica assinada entre UFRB e governo do estado com o objetivo de capacitar pescadores e marisqueiras para a pesca artesanal e aquicultura marinha, bem como a oferta de estágio para estudantes da universidade.
O Seminário, realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), é um evento técnico e faz parte das ações precursoras para implementação dos projetos contemplados em edital no ano passado. A iniciativa faz parte das ações do Programa Bahia Produtiva e contou com a apresentação do Programa Educacional de Qualificação e formação de Mão-de-Obra, voltada à pesca e aquicultura e com a apresentação da Proposta de Metodologia do Seminário de Mobilização com as lideranças das entidades, além de dinâmica e formação dos grupos de trabalho em oficinas.
Os professores Leopoldo Barreto e Clóvis Pereira do curso de Engenharia de Pesca da UFRB e representantes da empresa júnior Tarrafa Jr também estiveram presentes no encontro. Segundo Barreto, a iniciativa proporcionou estreitar os laços entre UFRB e Bahia Pesca no sentido de contribuir com o efetivo funcionamento do CVTT. “Inicialmente foi proposta uma força de trabalho incluindo professores do curso de engenharia de pesca, além da empresa júnior Tarrafa Jr, no sentido de capacitar e atualizar os técnicos da Bahia Pesca envolvidos, além de iniciar pesquisas a fim de melhorar produtos e processos da cadeia produtiva do pescado”, explica.
De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, o evento teve “o objetivo de construir um Cardápio de Cursos Práticos e Teóricos, em conjunto com 56 entidades de pesca e aquicultura que participaram de editais, visando proporcionar conhecimentos técnicos aos associados de forma a capacitá-los para a implementação dos subprojetos apresentados no processo de seleção do Edital 06/2016, possibilitando o alcance dos resultados esperados”, explicou o presidente.