A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou, no final do ano passado, um termo de cooperação com a Universidade Católica de Louvain (UCL), Bélgica. A formalização da cooperação aconteceu na reitoria na última quinta-feira, 09 de fevereiro.
De acordo com a superintendente de assuntos internacionais, Ana Fermino, o acordo é resultado de uma reunião no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) com a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o professor Dan Kaminski da UCL, na qual foram discutidas possibilidades de cooperação internacional.
Segundo Fermino, “o termo de cooperação fortalecerá o curso de Mestrado em Ciências Sociais em termos de produção científica internacional e nacional, e possibilita a melhoria na orientação e co-orientação dos discentes e com a oferta de disciplinas condensadas (de curta duração) com a participação dos professores da UCL, para a melhoria do conceito na CAPES e a perspectiva da proposta do doutorado em Ciências Sociais”, comenta.
Já o professor Herbert Toledo, coordenador do PPGCS, considera que as ações entre as universidades poderão contribuir para a realização de intercâmbios e publicações. “Não se trata de um acordo celebrado apenas entre o PPGCS e a Universidade Católica de Louvain, mas que abrange todos os cursos da nossa Universidade. Um passo importante do PPGCS rumo à sua internacionalização, e que contou com a colaboração do professor Riccardo Cappi, cujo trânsito na referida instituição facilitou as negociações entre as reitorias e à professora Ana Cristina Fermino a frente da SUPAI", destaca.
A Superintendência para Assuntos Internacionais (SUPAI) contou com o auxílio do professor do programa, Riccardo Cappi, na tradução do modelo de acordo de cooperação para o Francês e submeteu para análise pelo setor de internacionalização da ULC. Após os ajustes, o acordo de cooperação internacional foi assinado por ambas as instituições nas versões em Francês e em Português.
Entre as possibilidades que o acordo proporciona estão a de atuação em cursos de graduação e pós-graduação (orientação, co-orientação, participação em bancas, colaboração no ensino, criação de novas linhas de pesquisa, áreas de concentração, ou novos cursos); realização de seminários, conferências, publicações e projetos de pesquisa científica, tecnológica, e de inovação e projetos de extensão.
Além da cooperação com a UCL, o PPGCS já dispõe de acordos com a Universidade de Bayreuth, Alemanha; acordo com a Universidade Pedagógica de Moçambique e a universidade UniZambeze, também de Moçambique.