O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, a pró-reitora de Administração, Rosilda Santana, o pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, e o assessor de Comunicação, César Velame, participaram de reunião na tarde desta terça-feira, dia 04 de abril, com o comando da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar - Cruz das Almas (CIPM), major Márcio Amorim de Marcelo, para debater ações de segurança nos campi da instituição.
Na reunião, o reitor enfatizou a importância de estratégias articuladas com as autoridades locais para garantir a proteção da comunidade acadêmica e do patrimônio público. Em seguida, expôs os principais desafios da segurança nos campi da UFRB, em especial Cruz das Almas, Cachoeira e São Félix, região em que a 27ª CIPM é responsável pelo policiamento. Dentre os assuntos abordados esteve a tentativa de invasão da Residência Universitária de São Félix ocorrida na noite da última segunda-feira, 03 de abril.
O major Marcelo informou que o policiamento no local já é feito de maneira frequente e será intensificado preventivamente pela guarnição de São Félix, que está vinculada ao 2º Pelotão da 27ª CIPM em Cachoeira. O militar orientou sobre medidas de segurança e sugeriu o estabelecimento de uma rede de comunicação entre a Universidade e a Polícia Militar. “Com essa aproximação mútua certamente nós iremos fortalecer nossa parceria”, disse. O reitor garantiu que o serviço de vigilância também será mantido e que serão realizadas melhorias na infraestrutura no local, como reforço na iluminação e monitoramento.
Ao final do encontro, ficou definida que uma nova reunião será convocada para tratar sobre a segurança nos campi. Serão convocados os diretores dos Centros de Ensino da UFRB, os representantes das empresas terceirizadas do serviço de Vigilância e as autoridades das Prefeituras Municipais e das Polícias Militar e Civil.