A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou do lançamento de um amplo edital de fomento ao setor audiovisual do estado da Bahia. O ato foi realizado por iniciativa do governador Rui Costa, em cerimônia aberta ao público, na última segunda-feira (15), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. A publicação do edital é resultado da captação do montante de R$ 20 milhões - maior volume de recursos em um único edital já conseguido junto à Agência Nacional de Cinema (Ancine) - para a produção de conteúdos audiovisuais inéditos sobre a Bahia e que serão exibidos na TVE. O Governo do Estado dará contrapartida no valor de R$ 820 mil, enquanto o restante será aportado pelo Fundo Setorial do Audiovisual.
"Este é um momento singular na cultura baiana. É uma oportunidade que nosso audiovisual vai ter de fazer produção própria. É um orgulho e uma aposta. O edital é a possibilidade dos produtores baianos expressarem toda a criatividade e todo o talento nas telas", afirmou Rui.
Na ocasião, o reitor Silvio Soglia destacou a importância do edital para o fortalecimento do setor de audiovisual da Bahia e se colocou à disposição do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) para a realização de oficinas de formação que orientarão a construção das propostas para a chamada pública.
Com inscrições abertas até 17 de julho, o edital incentiva e abre espaço para a produção de conteúdos autorais, com destaque para a pluralidade de temáticas, tocadas por diferentes grupos sociais. Uma seleção pública vai permitir a escolha de projetos, que devem ser apresentados por pessoa jurídica, sediada na Bahia e registrada na Ancine como produtora independente.
Os selecionados firmarão contrato para receber do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) o valor correspondente ao pré-licenciamento para exibição da obra na TVE. Os conteúdos produzidos podem envolver temas relativos a esportes, juventude, educação, mulheres, terceira idade, indígenas, afrodescendentes, agroecologia, turismo, LGBT, empreendedorismo, religiosidade, agricultura familiar, patrimônio e cultura regional.
Acesse o Edital Bahia na Tela.
Com informações da Secom-BA.