Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/seguranca
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Mais segurança no Campus Cruz das Almas

Mais segurança no Campus Cruz das Almas

18/03/08 05:40 , 13/01/16 15:26 | 3120
Nos últimos dias a estrada que dá acesso aos prédios do Campus de Cruz das Almas da UFRB, a Federal do Recôncavo, ganhou mais quebra-molas, mais iluminação e foi implementado um translado entre os prédios e a guarita, com um ônibus da universidade,  para garantir maior segurança a quem transita pelo local.

O Campus de Cruz das Almas é enorme, tem uma área física de 1.600 hectares e não possui controle de acesso de passagem de pessoas e veículos. Com diversas vias de acesso e um bairro em que os moradores utilizam a estrada do Campus para entrar e sair, a administração central da UFRB tomou medidas para melhorar a segurança do Campus, após alguns incidentes referentes à segurança: furtos, roubos e um atropelamento.
 
{gallery}noticias/seguranca{/gallery}
A área da UFRB pertence à União, portanto, enquanto área Federal, onde o patrimônio deve ser preservado pelo gestor, deveria ter o acesso restrito, só entrando quem realmente viria para o Campus com interesses acadêmicos. Em Universidades e órgãos federais, só tem acesso pessoas com interesses específicos. O que não é o caso do Campus de Cruz das Almas.  

Segundo o Vice-reitor Sílvio Soglia, esse é um assunto polêmico desde a  Escola de Agronomia da UFBA. A UFRB está propondo uma via alternativa para o pessoal da Sapucaia, o bairro que fica atrás da universidade. Mas ele lembra que é preciso diálogo e respeito pela comunidade. Professor Sílvio afirmou que já há um entendimento com a prefeitura e também com o Ministério dos Transportes e com o Ministério das Cidades, para viabilizar uma estrada alternativa, mas isso demanda recursos. Essa via alternativa, que deve se tornar a via própria para acesso à Sapucaia, deve ser pavimentada e iluminada, para que a comunidade a utilize de forma segura. Por isso não dá pra fechar o Campus de qualquer jeito, declara Professor Sílvio.

Mais vigilantes
 
A segurança do Campus teve um reforço no final de 2007, com um aumento na vigilância: “Através de pregão eletrônico, conseguimos uma mudança no contrato de segurança e houve um aumento do número de vigilantes”, disse Professor Sílvio.

Na antiga Escola da UFBA eram 22 homens para fazer a segurança, sempre em plantões. Hoje são 29 homens em sistema de rodízio. Segundo Edvaldo de Jesus Santana, supervisor da vigilância no Campus, há diariamente 13 homens, dez no período noturno. Houve um aumento real de 11 postos de vigilância e cinco circulam motorizados pelo Campus.

Outra medida imediata  foi disponibilizar um ônibus para rodar no Campus, para que os estudantes não precisem andar a pé. Mas caso isso ocorra, os vigilantes motorizados estão orientados a acompanhar pessoas que estejam caminhando sozinhas.

A iluminação da estrada da UFRB também passou por melhoria. Agora está toda iluminada e a reposição de lâmpadas é constante.

 “Uma vez que a gente aumenta nosso patrimônio, enquanto universidade, em termos de imóveis, laboratórios, equipamentos, veículos, enfim, aumenta nossa vulnerabilidade, ficamos mais atrativos para roubos e furtos” declarou o Vice-reitor, por isso é preciso um controle de entrada e saída de veículos.

O MEC já foi notificado da complexidade do Campus de Cruz das Almas e promete também apoiar as iniciativas da UFRB no zelo do patrimônio e na segurança da comunidade acadêmica e do seu entorno.
 
Veja os horários do ônibus.
 
 Ponto Horário  Horário
Horário
Horário
Horário
Horário
Horário
 Guarita do CEAT
6:40 7:00
9:00
12:40
13:00
15:00
17:30
 Ponto de ônibus UFRB
 6:50 8:50
11:10
12:50
14:50
17:10
20:00

ROTEIRO CIRCULAR:

IDA – GUARITA CEAT X PRÉDIOS DE AULAS

VOLTA – PONTO DE ÔNIBUS X GUARITA TABELA X GUARITA CEAT

Na dúvida, fale conosco!