O Recôncavo Robot Challenge, promovido no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi premiado com o 1º lugar no Concurso Casos de Sucesso, realizado com toda a 9º Região do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE - países da América Latina e Caribe).
O Recôncavo Robot Challenge foi realizado no mês de setembro pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e capítulo IEEE RAS UFRB, compondo a programação da Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (ERBASE) que reuniu 20 robôs e 36 competidores.
Estudantes da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias) foram o público-alvo do desafio de robótica do Recôncavo Baiano. A competição de robótica contou com oito equipes inscritas e colocou em prova as máquinas desenvolvidas por equipe de estudantes e pesquisadores de diversas instituições publicas e privadas da Bahia.
Segundo o professor da UFRB Ivanoé Rodowanski, membro do comitê organizador, o desafio contribuiu com a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe dos competidores. ''É com muita alegria que recebemos essa notícia da premiação. Quero parabenizar aos voluntários e voluntárias, que contribuíram para esta conquista. Agradecemos ao CETEC, por todo apoio junto à ERBASE. Com esta premiação, nosso evento ficou conhecido em toda América Latina e Caribe. Realmente, o Recôncavo Robot Challenge foi e é um caso de sucesso”, conta.
A competição foi elaborada baseado nos moldes das competições de robótica internacionais e a premiação contou com troféus e um KIT Iniciante V7 para Arduino da Robocore®.