Alunos e professores da Escola Padre Braulinho, de São Gonçalo dos Campos, conheceram a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas, em visita realizada na última quarta-feira, dia 1. A experiência foi proporcionada por meio do Projeto de Visita Social da UFRB, no qual a universidade abre suas portas para receber instituições de ensino públicas ou privadas e/ou grupos que queiram conhecer seus cursos e campi. As visitas são direcionadas ao interesse dos solicitantes e guiadas pelo Núcleo de Relações Públicas da UFRB.
O grupo composto em sua maioria por alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental se reuniu no Anfiteatro da Reitoria onde o Núcleo de Gestão de Processos Seletivos (NUPSEL) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) apresentou os campi, os cursos e o sistema de ingresso na UFRB. Os alunos anotaram as informações que lhe interessavam e fizeram perguntas. Eles também receberam folders explicativos de parte dos cursos oferecidos pela instituição.
O grupo de 36 alunos, acompanhados de seus professores Rosemary Borges Ramos do Carmo (diretora), Ana Cláudia Borges de Oliveira (coordenadora pedagógica), Antônio de Araújo Dias (Matemática); Jacilene Souza (Inglês e Redação) e Daniele Neres (História) conheceram as instalações físicas do prédio da Reitoria.
A chefe do Núcleo de Relações Públicas da UFRB, Karina de Souza Silva, contou a história de formação da UFRB e apresentou ao grupo laboratórios, estrutura administrativa – Pró-Reitorias localizadas fora do prédio da Reitoria – e o Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), onde eles puderam conhecer pesquisas e procedimentos realizados nestes locais.
Luiz Edmundo Sobrinho, chefe do Núcleo de Experimentação e Produção Animal, acompanhou os alunos e professores em visita a Fazenda Experimental, vinculada ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Edmundo explicou o processo de criação, por confinamento, de aves, coelhos, caprinos, eqüinos e bovinos.
No Hospital Veterinário, o grupo pode conhecer as instalações físicas e verificar o sistema de funcionamento do local, que presta serviços de consultas, exames, cirurgias e aulas aos formandos da área.
Novas coisas
Para o aluno Felipe Cardoso, 14 anos, que freqüenta o 9º ano, estar na UFRB serviu como “experiência interessante, conhecer novas coisas e aprofundar mais nosso conhecimento”. Segundo Felipe, a “UFRB é como se fosse uma cidade dentro de outra cidade”.
A aluna Júlia Maria Anunciação, 14 anos, do 8º ano, disse que gostou da visita guiada a UFRB e que serviu “para entender e aprender muitas coisas novas que vão servir para meu futuro”.
A coordenadora pedagógica da Escola Padre Braulinho, Ana Cláudia de Oliveira, disse que a experiência de os alunos conhecerem a UFRB fez com que soubesse de “informações riquíssimas e deu oportunidade de que eles conheçam o ambiente acadêmico de que não tinham proximidade”. “Achei interessante a experiência, que descortina uma nova visão para os alunos, e pretendo repetir isso nos próximos anos”, ressaltou Ana Cláudia.
Confira fotos da visita: