Com o intuito de discutir as perspectivas atuais e futuras do curso de Engenharia de Pesca, o evento “Pesca Identidade” reuniu professores, técnicos administrativos e alunos, em palestras e debates realizados no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na última segunda-feira, dia 30.
Entre as atividades do evento, o professor Marcelo Carneiro de Freitas apresentou o “Novo Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Pesca – Modernização da grade curricular”; o professor Leopoldo Melo Barreto ressaltou a importância das ações da Empresa Júnior para a formação discente e o psicólogo Fábio Araújo fez duas palestras “Vida universitária: os desafios para formação profissional nas instituições de ensino superior” e “Pesca Identidade – Identifique-se”.
Os temas do evento foram divididos em dois momentos. No período da manhã, direcionado aos alunos calouros e veteranos; e à tarde, os assuntos tiveram como públicos os docentes e técnicos que atuam no curso. Para o coordenador do curso, professor Moacyr Serafim Júnior, nas palestras à tarde, “foi possível entender um pouco mais e ficar a par da situação em que a universidade se encontra e os desafios que temos pela frente como servidores públicos da IES”.
No aspecto geral, Moacyr Júnior avaliou o evento de forma positiva. “As palestras foram esclarecedoras e acreditamos que os participantes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento sobre a importância do curso na formação de bons profissionais para o mercado de trabalho, os desafios que devemos enfrentar para atualizar e modernizar a matriz curricular do curso e algumas atividades que são desenvolvidas por alguns acadêmicos como as da Empresa Júnior”.
O curso de Engenharia de Pesca se propõe a ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto ao aproveitamento e manejo dos recursos naturais aquáticos; ao cultivo e utilização sustentável da riqueza biológica dos mares, ambientes estuarinos e águas interiores; a pesca e ao beneficiamento do pescado; a ecologia e sustentabilidade ambiental.
Palestra para calouros e veteranos
Segundo o psicólogo Fábio Araújo, “a proposta principal da palestra com os alunos foi explicitar as relações entre eles e os professores, a partir das diversidades existentes na universidade e de como fazer esse movimento empático de aceitar esse outro dentro de sua individualidade, sem imposição”.
Fábio Araújo disse que ao dar as boas vindas aos novos estudantes, buscou falar sobre o processo imaginário em que o estudante constrói, de forma fantasiosa, do que seja a universidade. Segundo Fábio Araújo, nesse momento, cabe uma reflexão ao calouro de que “nem todo conhecimento vai ser aquele que eu planejei na minha fantasia, vou estudar aquilo que gosto e aquilo que não gosto; vou encontrar amigos, mas vou desconstruir algumas relações e que isso tem que ser saudável para as relações pessoais e profissionais”.
Para o psicólogo, poder definir com critérios “o que venho fazer aqui na universidade, que tem suas regras e que vai ter muitos conhecimentos”, é importante nessa fase acadêmica.
Moacyr Júnior destacou a palestra de Fábio Araújo como “muito importante para os alunos veteranos e calouros”. Para Moacyr, nessa palestra a coordenação preocupou-se em passar aos presentes que a pesar das dificuldades que a universidade e o nosso curso enfrentam não devemos nos esquecer do lado humano e que os desafios serão vencidos com perseverança e determinação.