Fechar
Página inicial Notícias IGC 4 confirma qualidade do ensino de graduação e pós-graduação da UFRB
Avaliação

IGC 4 confirma qualidade do ensino de graduação e pós-graduação da UFRB

28/11/17 10:59 , 28/11/17 11:00 | 4806
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manteve a nota 4 na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os indicadores de qualidade da educação superior 2016 foram divulgados, nesta segunda-feira, dia 27, e confirmam a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação da UFRB, numa escala em que a nota máxima a ser alcançada é 5.

Para o cálculo do IGC 2016 na UFRB, foram utilizados dados referentes aos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Serviço Social, Zootecnia e Nutrição, além da média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os cursos da UFRB de graduação em Medicina Veterinária, Enfermagem e Nutrição obtiveram nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo que o curso de Medicina Veterinária alcançou também nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Os demais cursos avaliados foram Agronomia, Zootecnia e Serviço Social, que obtiveram nota 3 nas duas avaliações.

Cálculos - O cálculo do IGC é realizado anualmente e considera a média dos dados do CPC do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Já o cálculo do CPC tem por base a avaliação de desempenho de estudantes, por meio do Enade; o valor agregado pelo processo formativo, a partir do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); as características do corpo docente, por meio do censo da educação superior; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, a partir do Questionário do Estudante.

Indicadores de qualidade - Atualmente, além do CPC e do IGC, o Inep calcula dois outros indicadores: Conceito Enade (CE) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Os resultados do CE e do IDD relativos a 2016 já haviam sido divulgados pelo Inep em setembro deste ano.

Acesse os resultados:

Índice Geral de Cursos 2016

Conceito Preliminar de Curso 2016

Conceito Enade 2016

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado 2016

Na dúvida, fale conosco!