O Concurso FameLab Brasil 2018 de Comunicação Científica está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. O FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Esta é a terceira edição do concurso no Brasil e a primeira em que não bolsistas podem se inscrever.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por formulário online. Poderão se inscrever estudantes de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês. No ato de inscrição, o candidato deve fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês.
Comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelos parceiros nesta competição selecionarão os candidatos em por meio de processo competitivo que avaliará em todas as etapas os seguintes critérios: conteúdo, clareza e carisma. Um dos intuitos do FameLab é que o público geral possa ser capaz de transmitir o conhecimento adquirido com a apresentação para outras pessoas.
A apresentação dos 10 finalistas será, ao vivo em português, perante o público e comitê avaliador. A Final Nacional ocorre no dia 27 de abril, no auditório do Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. O vencedor nacional representará o Brasil no FameLab International, na Inglaterra, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontecerá de 4 a 10 de junho.
Realização
O FameLab é realizado pelo Conselho Britânico (British Council) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu do Amanhã.
Pela primeira vez, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) também é parceira neste concurso.
Mais informações: www.britishcouncil.org.br/famelab.
Com informações do British Council e Fapesb.