O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o conceito 4, numa escala de nota máxima 5, no primeiro ciclo avaliativo do Ministério da Educação (MEC). A Portaria Nº 34/2018, que oficializa o ato de reconhecimento do curso, foi publicada no dia 18 de janeiro no Diário Oficial da União.
“O reconhecimento do curso agrega valor à formação de nossos alunos, agora respaldada pelos critérios de qualidade do MEC. Garante também o registro dos egressos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), assegurando a sua atuação no mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso, professor Nilton Cardoso.
No período de 23 a 26 de agosto, o campus de Cruz das Almas recebeu a visita in loco da Comissão de Avaliação constituída por membros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na ocasião, os avaliadores se reuniram com coordenadores, diretoria do centro, professores, alunos e servidores técnico-administrativos, além de verificarem aspectos referentes à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
O curso de Engenharia Elétrica é vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e teve sua aula inaugural em 15 de junho de 2015. O ingresso dos estudantes se dá no segundo ciclo de formação após a conclusão do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), via edital interno de seleção. São ofertadas 25 vagas por semestre, sendo 50 anuais.
De acordo com o seu projeto pedagógico, o curso tem como seu principal objetivo promover a formação de profissionais com visão multidisciplinar, capazes de atuar nas mais diversas áreas da eletricidade, na geração, transmissão, distribuição de energia elétrica, bem como na aplicação e desenvolvimento de novas fontes de energia e em equipamentos de consumo de energia.
Confira:
Portaria Nº 34 de 17 de janeiro de 2018.
Mais informações na página do curso.