O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o resultado final das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão entre os contemplados.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e um dos contemplados com bolsa PQ, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, “o resultado divulgado representa um importante reconhecimento profissional e institucional aos docentes da UFRB, implicados com o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão no nosso país, mas ainda é necessário um esforço maior de toda a comunidade acadêmica”.
Além dele, os pesquisadores Ana Cristina Fermino Soares e Sebastião de Oliveira e Silva, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Ângela Lucia Silva Figueiredo, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e Jean Paulo dos Santos Carvalho, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), tiveram suas propostas recomendadas na Chamada CNPq N º 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ.
Já os pesquisadores Edgilson Tavares de Araújo, do CAHL, e Ferlando Lima Santos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tiveram suas propostas recomendadas na Chamada CNPq N º 09/2017 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT.
“Fico feliz em ter condições de iniciar uma pesquisa-ação para propor políticas de cuidados e tecnologias de formação de cuidadores para pessoas com deficiência, público ao que venho dedicando meus estudos e militância há muitos anos”, disse o professor Edgilson Tavares, contemplado pela primeira vez, na área de Tecnologias Sociais e Educacionais. “Esse resultado demonstra que as Humanidades e as Ciências Sociais Aplicadas no CAHL têm muito a contribuir na produção científica e tecnológica inovadora”, afirmou.
No total, foram aprovadas 4.458 propostas para a Chamada PQ e 216 propostas para a Chamada DT. Todos os pesquisadores contemplados terão as bolsas implementadas com efeito a partir de 1º de março de 2018.
Produtividade em Pesquisa
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.
Confira o resultado das Bolsas de Produtividade em Pesquisa.
Desenvolvimento Tecnológico
As Bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os critérios estão: ser titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa inovador.
Confira o resultado das Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.
Com informações do CNPQ.