Fechar
Página inicial Notícias UFRB enviou comitiva para participar do I Encontro Baiano de Física dos dias 15 a 18 de abril

UFRB enviou comitiva para participar do I Encontro Baiano de Física dos dias 15 a 18 de abril

10/04/08 12:28 , 13/01/16 15:27 | 1590
De 15 a 18 de abril, uma comitiva de 38 estudantes da UFRB (do CFP e do CETEC), acompanhados de alguns professores de Física, estará participando do  I Encontro Baiano de Física, um evento promovido pelas Instituições Baianas que lidam com o Campo do Saber da Física. O encontro tem como objetivo, além da integração dos estudantes, docentes e das atividades desenvolvidas nestas instituições, a divulgação desta ciência para a comunidade do Estado da Bahia. No evento constam mini-cursos, palestras, sessão de painéis e mesas-redondas que estarão direcionadas não só para a formação, mas para as discussões de política educacional e de ciência e tecnologia no Estado da Bahia. O público alvo do evento é constituído por professores e pesquisadores em Ciências Físicas e áreas correlatas; Professores do ensino fundamental e médio; estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes do ensino médio. A primeira edição do Encontro Baiano de Física será realizada na cidade de Ilhéus, no Campus da UESC.
A UFRB é uma das Universidades que estão participando da organização do evento e oferecendo apoio logístico e financeiro, com representantes na Comissão Organizadora do Evento e o Professor Luciano Melo Abreu, do CETEC, que vai ministrar um mini-curso.
Estão acontecendo apresentação de alguns pôsteres dos estudantes do curso de licenciatura em Física do CFP em Amargosa, de Projetos no campo da Física, como o exemplo abaixo.

Antonio Marcos de Jesus, Beliato Santana Campos, Edmilson dos Santos Macedo, Ricardo Falcão (orientador)
SALA DE DEMONSTRAÇÃO
Este projeto tem como idéia geral construir experimentos com matéria prima reciclável e material de baixo custo, com isto é possível desenvolver experimentos que possa demonstrar os fenômenos físicos que estão relacionados, desta forma facilitando o aprendizado e observando a física que esta por trás de cada experimento. O projeto esta sendo desenvolvido pelos alunos participante do programa de permanecia promovido pela PROPAAE*, tendo como orientador o professor Ricardo Falcão. O objetivo do projeto e fazer com que o processo de aprendizagem se tornem mais interessante, é um desafio enfrentado pelos professores indiferentemente do nível de ensino. A idéia principal deste projeto é um laboratório que será desenvolvido pelos alunos em sala de aula, assim pretende-se levar ao conhecimento do estudante a teoria e a pratica, despertando uma técnica que se encontra esquecida na maior parte das escolas. A adesão a esse processo de ensino-aprendizagem é uma proposta que permite aos alunos debaterem múltiplos conceitos com a realidade. O projeto que esta sendo desenvolvido, pode oferecer condições para que professores possam planejar atividades, assim podendo testar idéias, executar experiência, observar as situações criadas e poder sistematizar atividades futuras.

Na dúvida, fale conosco!