O pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o prazo prorrogado até o próximo domingo, 15 de abril, na Página do Enem 2018, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Para garantir o direito à isenção na taxa de inscrição, é necessário que o estudante tenha sido aprovado na modalidade do ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.
Neste ano, entre os estudantes com direito à gratuidade, estão os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos fora do país (Encceja) 2017.
Esta é a primeira vez que os aprovados no Encceja têm direito à gratuidade na taxa de inscrição. Além deles, o direito à isenção no Enem 2018 contempla três outras categorias de candidatos: Concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; Estudantes com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013) que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada; Quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Confira a Página do Enem 2018.
O Inep preparou um tutorial explicando o passo a passo para a solicitação da isenção da taxa. Clique aqui para acessar esse material.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.