O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Silvio Soglia, participou do encontro “A Educação a Distância na CPLP”, em Lisboa, Portugal, nesta segunda-feira, dia 7, à tarde.
O encontro integra parte das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, ocorrida no dia 5. A solenidade de criação da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa acontece no auditório da Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e conta com a presença de autoridades, gestores de educação, professores, pesquisadores e interessados no assunto.
A associação vai integrar a Universidade Agostinho Neto, de Angola, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil; a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Nacional da Guiné-Equatorial, a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, a Universidade Aberta de Portugal, a Universidade de São Tomé e Príncipe e a Universidade Nacional de Timor-Lorosae.
A UFRB é participante da associação, sendo uma das pioneiras do Brasil a fazer parte, como associada.
Organização
O encontro é organizado pela Universidade Aberta de Portugal e contempla uma conferência sobre os desafios do ensino a distância nos países da CPLP e um painel para refletir sobre as realidades e perspectivas desse modelo de ensino.
Entre os presentes na sessão de abertura, estavam a Secretária-Executiva da CPLP, Nayda Almeida; a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro; Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, embaixador Gonçalo Mourão; Reitor da Universidade Aberta, Paulo Maria Bastos da Silva Dias; dentre outros.