Produto de uma série de pesquisas arqueológicas, o documentário “O lugar antes de mim”, de direção de Karla Nascimento, está sendo lançado no oeste da Bahia. A primeira sessão acontece nesta quarta-feira, 15, em Barreiras, na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); e no dia 17, o média-metragem será exibido na praça central de São Desidério.
O Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes, em São Desidério, é o tema do primeiro episódio da série televisiva documental que fomenta a valorização do patrimônio material brasileiro por meio da linguagem audiovisual.
O episódio Gruta das Pedras Brilhantes apresenta depoimentos de pesquisadores que partem do papel da arqueologia na compreensão da sociedade, avançam pelos tipos de sítios comuns no Oeste baiano e chegam à caracterização do sítio em foco no documentário.
Os professores da UFRB Luydy Fernandes e Carlos Costa participam do primeiro episódio da série e comentaram a presença de pedras brilhantes na Gruta. “O brilho tem três origens possíveis: uma reação química natural, ação humana ou uma combinação dos dois elementos”, disse Fernandes. Ainda segundo ele, quando alguma intervenção humana remove o brilho, ele volta a surgir, o que reforça a ideia da origem natural.
Além das pedras que brilham, o documentário mostra estalactites, estalagmites e coraloides, sempre explicando seus processos de formação. Com uso de uma tecnologia especial, a produção revela cores intensas nas pinturas rupestres encontradas no Sítio Arqueológico Seu Camé. “O olho humano é extremamente limitado para a percepção das representações rupestres”, explica o doutor em arqueologia Carlos Costa, professor da UFRB. Em tons de amarelo e vermelho, além de preto, os pigmentos identificados são de óxido de ferro, óxido de manganês, caulinitas e carvão.
O documentário tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado e do Fundo de Cultura da Bahia; e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).