Diversos estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participaram na última semana da Campus Party Bahia, em Salvador. A programação do evento contou com palestras, debates, oficinas, workshops e a tradicional "hackathon" – maratona de programação em que hackers se reúnem para explorar dados, sistemas lógicos, além de discutirem novas ideias para desenvolvimento de projetos de softwares.
Uma equipe formada por estudantes da UFRB do “IEEE RAS” participou de competições de robótica realizadas durante o Campus Party. Os estudantes foram orientadados pelo professor Ivanoé Rodowanski, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).
A equipe disputou as modalidades Sumô de 3kg, Mini Sumô e FollowLine e embora, não tenha saído vencedora das competições, foi destaque na imprensa devido o engajamento dos competidores. Além dos desafios nas arenas, a equipe realizava manutenção dos Robôs durante o evento. "Nós encaramos a evolução da robótica na UFRB como algo positivo, porém enfrentamos muitos desafios por falta de investimentos em nossa região", disse o líder do RAS da UFRB, Guilherme Jaqueira.
O mesmo grupo realizou o "Recôncavo Robot Challenge" em setembro de 2017 na UFRB com o apoio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). A competição reuniu na época mais de 20 robôs e 36 competidores. A iniciativa foi premiada com o 1º lugar no Concurso Casos de Sucesso, realizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE - países da América Latina e Caribe).
A segunda edição do Recôncavo Robot Challenge está prevista para o próximo semestre.