O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a primeira edição da Revista Novos Olhares Sociais e apresenta o Dossiê África-Brasil. O dossiê é organizado pelo professor pesquisador Dr. Kabengele Munanga, especialista em antropologia da população afro-brasileira e atualmente professor visitante da UFRB.
A publicação reúne um conjunto de artigos escritos por pesquisadores de diversas instituições do Brasil que, sob os mais variados recortes, tratam de explorar aspectos das relações entre o Brasil e o continente africano. De acordo com os editores, Wilson Penteado e Thais Joi Martins, os artigos se encarregam de demonstrar que as reflexões que envolvem a relação África-Brasil se reafirmam oportunas e necessárias, após dez anos da Lei nº 11.645/2008, que incluiu no currículo da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Para o organizador, Kabengele Munanga, “as relações entre o Brasil e a África, graças aos contatos humanos afetivos e das instituições públicas e privadas, podem melhorar as imagens e as visões distorcidas e enviesadas que se tem sobre o continente”. Esse objetivo não pode ser alcançado “sem interrogar os estudiosos brasileiros, africanos e outros que têm se debruçado sobre a questão através de seus estudos nas últimas décadas”, diz o professor, no texto de apresentação da revista.
Munanga explica que procurou reunir no dossiê textos de síntese que abordam historicamente essas relações, apresentados em ordem cronológica, desde a remota época do tráfico humano até a atualidade, conferindo, desta forma, utilidade para os leitores não familiarizados com a temática.
Sobre a publicação - A revista Novos Olhares Sociais é um periódico acadêmico online, com publicações semestrais, nos meses de maio e novembro, cujo objetivo central é aprofundar e ampliar debates a partir da divulgação de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins. Os artigos submetidos à revista devem ser originais.
Pós-Graduação - O PPGCS é vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. Contempla esforços investigativos aprofundados, próprios de qualificações ao nível de mestrado, que tratam das dimensões sociológica, antropológica, histórica, econômica e política, relacionados à temática da cultura, das desigualdades e do desenvolvimento.
Confira a edição Nº 01 da Revista Novos Olhares Sociais - Dossiê África-Brasil.