O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) libera o acesso aos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) do cartão de confirmação do ENEM, nesta segunda-feira, dia 22 de outubro. Mais de 5 milhões de inscritos terão acesso ao documento.
Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o número de inscrição; o local onde cada candidato fará as provas; data e horários da aplicação; detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade (se solicitado) e língua estrangeira selecionada.
A recomendação do INEP é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar de provas sem imprevistos.
O participante do ENEM deve lembrar de conferir se está tudo certo com o documento oficial e com foto que levará nos dias 4 e 11 de novembro.
Horário de verão
Os participantes do ENEM 2018 da região Nordeste precisam ficar atentos com o horário de abertura dos portões dos locais de provas, seguindo o horário de Brasília, que adere ao horário de verão (quando os relógios atrasam uma hora).
Para os participantes do Nordeste os portões vão abrir as 11h no primeiro dia de provas (04 de novembro) e às 12h no segundo dia (11 de novembro).
Provas e gabaritos
Dia 04.11
Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
Dia 11.11
Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
Dia 14.11
Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões.
Sobre o ENEM
Os candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) utilizam a nota para ingressar nas instituições públicas de ensino superior via o SiSU( Sistema de Seleção Unificado) gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O SiSU é o principal meio de acesso à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Inep tem a missão de promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Além disso, viabiliza a avaliação contínua desse processo, por meio da articulação permanente com especialistas em avaliação educacional e instituições de educação superior.
Todas as mudanças que o Enem ajudou a promover na educação brasileira só foram possíveis porque o Inep, responsável pelo desenvolvimento e coordenação do exame, empenhou-se desde o início em conquistar o apoio dos sistemas de ensino, das instituições de ensino superior e da comunidade de especialistas e educadores. O Enem é hoje um patrimônio da sociedade brasileira e tem o seu valor reconhecido pela comunidade educacional.