Fechar
Página inicial Notícias UFRB realiza Encontro de Saberes com José Jorge de Carvalho
Evento

UFRB realiza Encontro de Saberes com José Jorge de Carvalho

25/10/18 15:13 , 26/10/18 15:52 | 2295
imagem sem descrição.

O Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade na Educação (Diversifica) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam no próximo dia 1º de novembro o Encontro de Saberes. A iniciativa tem parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília (UnB), que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A conferência de abertura do evento será realizada às 14h no auditório da Biblioteca, no campus de Cruz das Almas, pelo professor José Jorge de Carvalho, coordenador geral do INCTI e será transmitida ao vivo pela UFRB TV na internet. O evento contará ainda com debatedores Nilza Nascimento (Ilê Axé Yepanda Ode); Juvani Nery Viana (21 Aldeia de Mar e Terra – Comunidade Quilombola do Kaonge); Adelson de Jesus Reis (Povo Indígena Kaimbe); Georgina Gonçalves (Vice-Reitora da UFRB); e Paulo Gabriel Nacif (Diversifica), além da apresentação do Samba de Roda do Machucador, do município de Cruz das Almas.

O Encontro de Saberes é uma ação interdisciplinar que busca promover a inclusão dos saberes e práticas tradicionais no ensino superior, na relação entre mestres e mestras das culturas tradicionais e docentes das universidades.

Em 2018, os Colegiados dos Cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e da Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza e Matemática (LEDOC) implementaram componentes curriculares optativos Encontro de Saberes: Plantas Medicinais. Estes componentes contam com a colaboração das mestras populares, respectivamente, Nilza Nascimento e Juvani Nery Viana.

Segundo Nilza, os estudantes foram receptivos com a proposta. “É prazerosa a troca de experiência com os acadêmicos da UFRB. Estamos tendo a oportunidade de demonstrar o conhecimento da tradição popular por meio de nossas crenças, bem como o uso medicinal de algumas sementes” explica.

Na dúvida, fale conosco!