Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão se inscrever a partir de segunda-feira, dia 6 de maio, até o dia 17 de maio. Esse mesmo período acontece à solicitação de atendimento especializado e Específico do candidato, informou o nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo processo.
Até o dia 17 de maio, o aluno pode atualizar dados de contato; trocar o município de provas; mudar a opção de língua estrangeira; e alterar atendimento especializado e/ou específico.
O pagamento da taxa de inscrição, R$ 85, se estende até 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
As provas serão realizadas em 3 de novembro (Aplicação – Linguagens, Redação e Ciências Humanas) e 10 de novembro (Aplicação – Matemática e Ciências da Natureza), dois domingos consecutivos, assim como foi nos anos de 2017 e 2018.
O Gabarito das provas será divulgado em 13 de novembro.
A inscrição do Enem entre 6 e 17 de maio é obrigatório para os isentos da taxa e os não isentos. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.
Acessibilidade
A Política de Acessibilidade e Inclusão do INEP garantirá atendimento especializado, específico e por nome social aos participantes que comprovarem necessidade. Além dos três tipos de atendimentos, são mais de 13 recursos de acessibilidade. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar, durante a inscrição, se usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares. As solicitações, com exceção do nome social, devem ser feitas durante a inscrição.
Plataforma Videoprova
Surdos, deficientes auditivos e surdocegos podem acompanhar o conteúdo em Língua Brasileira de Sinais na playlist do Enem em Libras do YouTube do Inep. As videoprovas podem ser acessadas pela Plataforma Videoprova do Enem.
Se o aluno esqueceu sua senha, pode recuperá-la informando CPF na Página do Participante. Uma senha nova será encaminhada para o e-mail que informado pelo aluno no ato da inscrição.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
O principal ingresso de alunos de graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As notas dos participantes do Enem integram o SISU, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.
Orientações ao participante do Enem.
Aplicativo Enem: App Store e Google Play.
Mais informações ou dúvidas sobre o Enem ligue 0800-616161.