Professor do CAHL participa do Programa de Residências Artísticas na Europa
17/05/08 13:25
,
13/01/16 15:27
|
1876
O Professor Danillo Barata, que ministra disciplinas da área de Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB vai fazer residência artística em Haia, na Holanda, e vai lançar dois vídeos no Museum der Weltkulturen em Frankfurt, na Alemanha. Danillo viajou dia 18 de maio e retorna em junho.
A viagem para a Europa é fruto de um prêmio que o professor recebeu no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, que foi marcado pelo lançamento do Programa Videobrasil de Residências. O Programa conta com parcerias com o Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (França), o Consulado Geral da França no Brasil, a Aliança Francesa, a Fundação Armando Alvares Penteado e a WBK Vrije Academie (Holanda); e tem a colaboração do Instituto Sacatar e do Capacete Entretenimentos.
Uma Comissão composta por Solange Farkas e Ana Pato (Associação Cultural Videobrasil), Tom van Vliet (WBK Vrije Academie) e Marcos Moraes (FAAP) escolheram os artistas beneficiados com as oito primeiras residências, que se destinam a brasileiros e estrangeiros, e acontecem na França, na Holanda e no Brasil em 2008 e 2009. O Programa ofereceu o Prêmio de Criação Audiovisual Le Fresnoy; o Prêmio FAAP de Artes Digitais; o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie; o Prêmio Videobrasil de Residência no Capacete; e o Prêmio Videobrasil de Residência no Sacatar.
O Centro na Holanda é a Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie (www.vrijeacademie.org), centro interdisciplinar e independente de pós-graduação em arte fundado em 1947 pelo artista e pioneiro do vídeo holandês Livinus van der Bundt. Na contramão das academias de arte clássicas, o centro encorajava a interação e o intercâmbio entre disciplinas como pintura, escultura, fotografia e imagem em movimento. Dirigido desde sempre por artistas, tem à frente, hoje, a escultora Ingrid Rollema. O departamento de imagem em movimento está a cargo de Tom van Vliet, criador do renomado World Wide Video Festival. Recém reformulado, oferece estúdios de pós-produção e ensaio para formatos instalativos e performances envolvendo mídia.
Professor Danillo acredita que a residência artística será importante para sua atualização e reciclagem, ainda mais agora que o CAHL está implantando o curso de Audiovisual.
No dia 06 de junho, o professor da UFRB vai apresentar dois vídeos de sua autoria no Museum der Weltkulturen em Frankfurt na Alemanha. Os vídeos “Yemanjá, Goettin des Meeres: Das Fest” e o “Leben mit den Goettern: Der afrobrasilianische Candomblé in Salvador” foram realizados em fevereiro e serão incorporados ao acervo do museu. Trata-se de uma política de aquisição para expansão do acervo.
{gallery}noticias/danillo{/gallery}