Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/danillo
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Professor do CAHL participa do Programa de Residências Artísticas na Europa

Professor do CAHL participa do Programa de Residências Artísticas na Europa

17/05/08 13:25 , 13/01/16 15:27 | 1876
O Professor Danillo Barata, que ministra disciplinas da área de Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB vai fazer residência artística em Haia, na Holanda, e vai lançar dois vídeos no Museum der Weltkulturen em Frankfurt, na Alemanha. Danillo viajou dia 18 de maio e retorna em junho.

A viagem para a Europa é fruto de um prêmio que o professor recebeu no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, que foi marcado pelo lançamento do Programa Videobrasil de Residências.   O Programa conta com parcerias com o Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (França), o Consulado Geral da França no Brasil, a Aliança Francesa, a Fundação Armando Alvares Penteado e a WBK Vrije Academie (Holanda); e tem a colaboração do Instituto Sacatar e do Capacete Entretenimentos.

Uma Comissão composta por Solange Farkas e Ana Pato (Associação Cultural Videobrasil), Tom van Vliet (WBK Vrije Academie) e Marcos Moraes (FAAP) escolheram os artistas beneficiados com as oito primeiras residências, que se destinam a brasileiros e estrangeiros, e acontecem na França, na Holanda e no Brasil em 2008 e 2009.   O Programa ofereceu o Prêmio de Criação Audiovisual Le Fresnoy; o Prêmio FAAP de Artes Digitais; o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie; o Prêmio Videobrasil de Residência no Capacete; e o Prêmio Videobrasil de Residência no Sacatar.

O Centro na Holanda é a Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie (www.vrijeacademie.org),  centro interdisciplinar e independente de pós-graduação em arte fundado em 1947 pelo artista e pioneiro do vídeo holandês Livinus van der Bundt. Na contramão das academias de arte clássicas, o centro encorajava a interação e o intercâmbio entre disciplinas como pintura, escultura, fotografia e imagem em movimento. Dirigido desde sempre por artistas, tem à frente, hoje, a escultora Ingrid Rollema. O departamento de imagem em movimento está a cargo de Tom van Vliet, criador do renomado World Wide Video Festival. Recém reformulado, oferece estúdios de pós-produção e ensaio para formatos instalativos e performances envolvendo mídia.

Professor Danillo acredita que a residência artística será importante para sua atualização e reciclagem, ainda mais agora que o CAHL está implantando o curso de Audiovisual.

No dia 06 de junho, o professor da UFRB vai apresentar dois vídeos de sua autoria no Museum der Weltkulturen em Frankfurt na Alemanha. Os vídeos “Yemanjá, Goettin des Meeres: Das Fest”  e  o “Leben mit den Goettern: Der afrobrasilianische Candomblé in Salvador” foram realizados em fevereiro e serão incorporados ao acervo do museu. Trata-se de uma política de aquisição para expansão do acervo.  
 
{gallery}noticias/danillo{/gallery} 

Na dúvida, fale conosco!