Teve início nesta quarta-feira, 05, no campus Cruz das Almas, a I Jornada Acadêmica da Engenharia de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento foi realizado no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) com o tema "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade". A iniciativa, realizada pelo Diretório Acadêmico do curso, visa discutir novas tecnologias, produção com sustentabilidade e o atual cenário do mercado de trabalho.
A abertura da Jornada contou com a presença do diretor do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira Lima; dos professoress José Arlindo Pereira, Marcelo de Freitas e Moacyr Serafim, e do aluno veterano Marcos Silva. O diretor Elvis Lima destacou a necessidade dos alunos estarem antenados as inovações tecnológicas e ao cenário político do país que tem desdobramentos na produção da científica.
O professor José Arlindo relatou ações de inovação e de sustentabilidade no cenário pesqueiro. “Temos que nos atentar para as mudanças que a globalização nos apresentou. O pescado é hoje a carne mais demandada do mundo. Por isso os investimentos em pesquisa e inovação são tão fundamentais para avançar na competitividade e sustentabilidade de aquicultura do Brasil”, explica.
Segundo o docente Moacyr Serafim, a jornada é um espaço importante para discutir exigências do mercado de trabalho, assim como divulgar as linhas de pesquisas dos laboratórios do curso, expondo trabalhos acadêmicos.
Ao longo da programação foram realizados mini-cursos e palestras com os seguintes temas: Georreferenciamento e geoprocessamento remoto; Beneficiamento e curtimento de pele de peixe; Reprodução de peixes reofílicos; Qualidade da água; Cultivo de peixes ornamentais; e Conhecendo as Macroalgas marinhas.
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Pesca da UFRB.
Veja fotos do evento: