Fechar
Página inicial Notícias Conselho Universitário aprova relatório com proposta para campus no município de Nazaré
CONSUNI

Conselho Universitário aprova relatório com proposta para campus no município de Nazaré

03/07/19 18:11 , 03/07/19 20:18 | 2807

O Conselho Superior (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou o relatório final com a proposta que apresenta o perfil de um futuro Centro de Ensino em Nazaré.

A sessão extraordinária aconteceu dia 28 de junho na Sala dos Conselhos, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Cruz das Almas. O relatório é parte do trabalho realizado por uma comissão instituída por portaría em 2014. A vocação regional, modelo acadêmico pedagógico e a infraestrutura foram descritos no documento.

O reitor Silvio Soglia declarou inicialmente que o objetivo daquela reunião seria apenas apreciar o relatório produzido pela comissão, sem que a deliberação implicasse na criação imediata e compulsória de um novo Centro de Ensino. Esclareceu ainda que o campus de Nazaré tem como referência o documento aprovado em 9 de setembro de 2003, pela Congregação da Escola de Agronomia da UFBA, intitulado “Subsídios para Criação e Implementação da UFRB”, e que, portanto, “não se trata de um campus novo, e sim de algo já previsto desde a criação da UFRB”, disse.

O diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), professor Danillo Barata, declarou sua disposição em aprovar o relatório ressaltando que deveriam ser garantidas, antes da criação de qualquer outra estrutura de ensino, as condições pactuadas para os novos Centros da observância da não superposição de cursos.

O diretor do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Jacson Nunes, expressou sua preocupação em consolidar os Centros da UFRB. “Deixamos claro que não somos contra a instalação do campus de Nazaré, desde que sejam honrados os compromissos do MEC em relação aos campi já existentes”.

Hipólito de Brito; Bem-Wilson de Souza Junior, vice-prefeito; e o vereador Abnael Moraes Leal, representaram respectivamente, os movimentos sociais, Poder Executivo e Legislativo Municipal. As lideranças do município reconheceram a justeza das considerações apresentadas pelos conselheiros, mas ponderaram que sendo a UFRB, uma realidade conquistada pelo povo do Recôncavo, era legítima a reivindicação do povo nazareno.   

O presidente do Conselho, Silvio Soglia, ainda lembrou que a implantação do novo campus deverá ser chancelada pelo Ministério da Educação, conforme dispõe o Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, garantindo o necessário aporte de recursos humanos, materiais e financeiros para implantação do novo Centro. Assim a autorização para seu funcionamento estaria condicionada ao cumprimento dos pactos firmados com o MEC para implantação dos novos Centros.  “O entendimento do Conselho Superior da UFRB e de todas as lideranças presentes é que a criação de um novo Campus deve está condicionada a garantias de infraestrutura e que não haverá destinação de qualquer recurso seja orçamentário, financeiro ou de outra natureza, que tenha origem nas atuais matrizes de custeio ou investimento da UFRB”, explicou.

Na dúvida, fale conosco!