A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM), promove nesta semana, em Cruz das Almas, o II Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia. O evento reúne estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente, além da sociedade civil.
A mesa abertura do Seminário foi realizada na tarde desta segunda, 04, e contou com a participação do reitor da UFRB, Fabio Josué dos Santos; do coordenador do evento, professor Jorge Antonio Gonzaga Santos; do presidente do Conselhos Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), Luis Edmundo Campos; do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo, além da vice-coordenadora das atividades, professora Marcela Rebouças que deu boas vindas aos participantes.
O reitor Fábio Josué falou da importância do evento e lembrou que a mineração é uma atividade econômica importante no estado da Bahia e por isso a preocupação da Universidade no impacto ambiental das atividades de exploração. “É através da parceria e criatividade que conseguimos superar as dificuldades que estão postas. A organização está de parabéns pelas parcerias que articulam e convergem nas atividades desenvolvidas", afirmou.
Segundo o professor Jorge Gonzaga, o seminário tem como foco destacar a mineração dentro dos parâmetros de desenvolvimento sustentável pregado pelas Nações Unidas. “O Brasil é um país abençoado por ter recursos minerais tão abundantes. O ambiente acadêmico precisa ser propositivo pois é o lugar ideal para indústria buscar a resolução dos seus problemas”, disse.
Em seguida ocorreu a apresentação musical do Coral da UFRB. A programação do evento segue até sexta-feira, 08, e conta com diversas atividades como palestras ministradas por conferencistas nacionais e internacionais, mesa redonda, minicursos, apresentação de trabalho na forma oral e pôster, visita técnica e uma ala para exposição de equipamentos e minerais (estandes com cartazes, equipamentos, serviços e tecnologias utilizados no tema eixo do evento).
Confira a programação completa no site do evento.