A PROPAAE prorrogou até o dia 15 de setembro de 2008, o prazo do Edital no. 08/2008 que versa sobre a realização do II Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, com a alteração dos seguintes prazos:
Data-limite para a inscrição das propostas- 15 de setembro de 2008
Divulgação dos resultados-26 de setembro de 2008
O II Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão do Recôncavo, também conhecido como Fórum 20 de novembro, porque é realizado em função desta data, tem por objetivo realizar atividades, fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas que expressem as reações das populações negras no Recôncavo e nas demais regiões do país.
Um dos objetivos específicos do II Fórum é reunir pessoas, comunidades e instituições para sugestão de alternativas que visem o estabelecimento de uma cidadania plena, comprometida com a igualdade racial e a inclusão sócio-econômica.
Cada Centro de Ensino da UFRB deverá enviar sua proposta para a realização do Fórum, até o dia 11 de agosto.
Criado pela Portaria 181/2006, que suspende na UFRB, em 20 de novembro de todos os anos, as atividades acadêmicas e administrativas regulares, com exceção dos serviços essenciais, o Fórum prevê atividades acadêmicas especiais, diversificadas, e de preferência, interdisciplinares, sobre temas relacionados à temática étnico-racial, à inclusão social e às políticas afirmativas, envolvendo as comunidades acadêmicas dos campi e a comunidade regional.
Em 2007, no Campus Cruz das Almas, foi realizado o II Seminário de Políticas Afirmativas, Consciência e Arte. No CFP, Centro de Formação de Professores, houve uma prévia da II Conferência de Negritude e Educação, em Mutuípe, e nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a II Conferência foi realizada em Amargosa. Em Cachoeira aconteceu a Semana da Consciência Negra - 19 a 23 de novembro, realizada pelo CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras. Sempre à noite, no Centro Cultural Danemann, com seminários, palestras, exposições, saraus, etc.
Em Santo Antonio de Jesus, também durante toda a semana, aconteceu o “Santo Antônio Negro: ConsCiência e Culturas”, uma construção coletiva realizada conjuntamente pelo CCS/UFRB; UNEB, Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Ciências Humanas – Campus V, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e outros parceiros.