A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2020, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil, no ano anterior. Entre as teses premiada com menção honrosa está a do pesquisador e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nuno Damácio de Carvalho Félix, lotado no Centro de Ciências da Saúde.
A tese “Subconjunto Terminológico da CIPE® para pessoas com síndrome metabólica: base conceitual ara a Teoria de Médio Alcance do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular” foi defendida por Nuno Félix no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação da professora doutora Maria Miriam Lima da Nóbrega.
Nuno Félix é vice-coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRB, enfermeiro, mestre e doutor em Enfermagem é autor da Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC).
Em sua tese, Nuno Félix defende as contribuições e aspectos relevantes para a Enfermagem, como a estruturação de terminologia de enfermagem, validada quanto ao conteúdo e aplicada na clínica, utilizando a CIPE®; construção de uma teoria de médio alcance de enfermagem, a TEORISC, para contribuir com o avanço no conhecimento e consolidação da ciência Enfermagem, por meio da visão holística das pessoas sob cuidado ao considerar os fatores de risco e os fenômenos associados ao contexto de risco cardiovascular para implementação de cuidados específicos e alinhados as demandas vitais do indivíduo e coletividade, não limitados aos aspectos biológicos, tecnicistas e desvinculados ao fator humano.
A professora Miriam Nóbrega, diretora do Centro CIPE® do PPGENF/UFPB, ressalta a importância do desenvolvimento de estudos que tenham o intuito de consolidar a prática clínica do enfermeiro de forma a sistematizá-la e difundi-la nos serviços de saúde, assim como desenvolver e testar a teorias com vistas a fundamentar o cuidado de enfermagem.
Pesquisas e artigos
As atividades de pesquisa realizadas por Nuno Félix ao longo do período de doutoramento resultaram em 4 artigos científicos (Qualis A1 e Qualis B1 e B2 na área de avaliação Enfermagem).