A Revista Extensão de número 19.2 compartilha 31 trabalhos, entre artigos e relatos de experiências, com vivências de extensão que colaboram com a transformação social de comunidades.
A edição destaca ainda as iniciativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no sentido de reformular concepções e práticas curriculares para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024, de assegurar 10% de extensão na carga horária dos cursos de graduação. De acordo com a avaliação do Comitê Editorial, a inserção da extensão no currículo é um desafio para as instituições brasileiras, que deve levar em consideração as especificidades dos cursos e dos territórios de atuação. Na UFRB futuros médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros têm vivências em comunidade desde o primeiro semestre, proporcionando experiências de prática em diálogo com as reais necessidades da sociedade.
Na entrevista deste edição, a Revista Extensão conta com a professora Aline Lima, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, atuante na temática da Saúde Coletiva. A professora Aline Lima fala da experiência de curricularização da extensão vivenciada por meio do Programa Processos de Apropriação da Realidade (PAR).
Sobre a publicação – A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.
Mais em ufrb.edu.br/revistaextensao.