UFRB presente no 25 de Junho em Cachoeira
27/06/08 12:57
,
13/01/16 15:27
|
2316
{mosimage}
O Reitor da UFRB, Professor Paulo Gabriel Nacif, fez parte da Mesa de Honra, quando da instalação da Junta Governativa em Cachoeira, no dia 25 de junho. O ato simbólico do Governo da Bahia, que transferiu a sede do Governo Estadual de Salvador para Cachoeira, marca as comemorações à luta que culminaria com a independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.
Durante toda a manhã do dia 25 de junho o governador Jacques Wagner e parte do secretariado trabalharam no Centro de Convenções do Carmo. A mudança de sede do governo está prevista na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador, que determina que todo o ano, no dia 25 de junho, o Governo funcione em Cachoeira.
Além do Reitor da UFRB, havia vários dirigentes de órgãos públicos, prefeitos, deputados estaduais e federais, o ministro interino da Cultura, Jucá Ferreira, secretários de Estado, e representantes da sociedade civil.
Entre as ações do Governo do Estado em Cachoeira aconteceu a assinatura de um protocolo de intenções para a elaboração de um Dossiê das candidaturas de Cachoeira e São Félix como Patrimônio da Humanidade, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, com a colaboração da UFRB, para comprovar à Unesco a existência de grande riqueza cultural das duas cidades.
Para Professor Paulo Gabriel foi muito importante a UFRB estar representada em um evento tão significativo e histórico, já que pela primeira vez a capital baiana foi sediada em uma cidade do interior. Também se constitui fundamental a ação de buscar reconhecer as duas cidades como Patrimônios da Humanidade. Isso fortalecerá a UFRB, através do CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras, e as pesquisas desenvolvidas na região do Recôncavo.
Além do Reitor, estavam nas comemorações o Vice-reitor Sílvio Soglia, o Diretor do CAHL Xavier Vatin, o Vice-diretor André Itaparica, diversos docentes, estudantes e técnicos administrativos do CAHL.