O Ministério da Educação (MEC) divulga a abertura de inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) 2022 para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dentre elas, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
As inscrições deverão ser realizadas, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP, até 28 de fevereiro de 2022.
Para se inscrever os estudantes interessados devem apresentar os seguintes documentos:
a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração da Comunidade do Candidato;
c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e
d) Termo de Compromisso do Bolsista.
O SISBP apresentará texto informativo e orientações gerais sobre a participação do estudante no programa de assistência e a possibilidade de imprimir modelos de documentos.
A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao PBP e a aprovação do respectivo cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior até 31 de março de 2022.
Programa de Bolsa Permanência
O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é destinado à concessão de bolsas para estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior, que têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.
Estudante Calouro
Estudantes indígenas e quilombolas calouros de 2021.2 que precisam do número de matrícula devem entrar em contato com a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Plantão Tira-Dúvidas
Os estudantes indígenas e quilombolas interessados no Programa de Bolsa Permanência (PBP) podem acessar a sala do Google Meet (meet.google.com/aio-qapk-vwz) e tirar suas dúvidas com servidores da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) nas terças e quintas, às 10h e às 15h, até o dia 24 de fevereiro.
Confira a Portaria MEC nº 42, de 20 de janeiro de 2022.
As dúvidas sobre o PBP podem ser encaminhadas para os e-mails dos Núcleos de Gestão da PROPAAE nos Centros de Ensino ou da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Mais informações no site da PROPAAE.