A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições dos editais para seleção de professores preceptores e de estudantes-residentes do Programa Residência Pedagógica na UFRB. Serão contemplados pelo Programa Residência Pedagógica doze subprojetos que envolvem catorze cursos de licenciatura da instituição.
Em sua terceira edição, a ser efetiva entre novembro de 2022 e abril de 2024, com a proposta institucional intitulado “Programa Residência Pedagógica na UFRB: relação teoria e prática e inserção orientada e acompanhada na Educação Básica na Bahia”, o Programa na UFRB irá disponibilizar 420 vagas para estudantes-residentes e 84 vagas para professores preceptores.
Os editais estão publicados em acordo com as duas modalidades de participação no Programa – estudantes-residentes e professores preceptores – e estão vinculados aos 12 Subprojetos: de Educação Física, de Biologia, de Educação do Campo, de Matemática, de Química, de História, de Sociologia, de Língua Portuguesa, de Pedagogia, de Filosofia, de Física e de Arte vinculados a 14 cursos de graduação em licenciatura ofertados pela UFRB.
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
A Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional.
O Coordenador Institucional do Residência Pedagógica, professor Alex Verdério disse que em sua terceira edição, a UFRB amplia e reafirma a relação da Universidade com as escolas de Educação Básica, qualificando ainda mais a inserção nos territórios de atuação.
Alex Verdério afirma que para a efetividade do Programa “vale destacar a expertise do corpo docente da UFRB e do coletivo constituído em torno do Programa RP, o envolvimento dos/as estudantes das licenciaturas e as parcerias estabelecidas com as redes públicas de educação, em especial as escolas de Educação Básica na Bahia. Tais elementos colocam-se como fundamentos dessa conquista e nos apontam para a possibilidade da implementação da terceira edição do Programa RP na UFRB”.
Confira os editais em ufrb.edu.br/residenciapedagogica/editais.