Docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e ao Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), tiveram o projeto de pesquisa “Produção de biodiesel, biometano e DME a partir de biomassas da região do semiárido baiano e avaliação de desempenho em motores de ignição por compressão” aprovado no Edital CNPq 18/2022 - Hidrogênio - Combustível do Futuro.
O objetivo do trabalho é a avaliação, produção e análise de desempenho, emissões e caracterização de material particulado em motores de ignição por compressão de biodiesel; biogás e dimetil éter (DME) a partir de biomassas residuais ou nativas, disponíveis na região do semiárido baiano.
A região possui rica e diversificada matriz de espécies nativas de biomassa, com grande potencial para produção de biocombustíveis. Outra fonte de biomassa são os resíduos de frigoríficos da região destinados para biocombustíveis de melhor desenvolvimento tecnológico, que contribuem para a redução da dependência de combustíveis fósseis e das emissões de poluentes, buscando a utilização sustentável de biomassa para a geração de energia.
Participam do projeto a professora Carine Tondo Alves (Engenharia de Energias) e os professores Felipe Andrade Torres (Engenharia Mecânica) e Luciano Hocevar (Engenharia de Energias).
Edital CNPq 18/2022 - Hidrogênio - Combustível do Futuro
O edital do CNPQ apoia projetos de pesquisa que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, de pesquisadores ligados à Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), isoladamente ou em parceria com empresas.
Com objetivo de solucionar gargalos e consolidar a base tecnológica das cadeias de valor de combustíveis sustentáveis de baixa intensidade de carbono para o setor de transporte, obtidos a partir de matérias-primas sustentáveis ou de resíduos/rejeitos que possam propiciar a redução das emissões de poluentes e de gases do efeito estufa e promover a sustentabilidade em toda a cadeia de produção e uso, alinhado ao Programa Combustível do Futuro e a Iniciativa Brasileira do Hidrogênio, bem como as diretrizes estabelecidas para o Programa Nacional do Hidrogênio.
Confira o resultado do edital.