O Seminário Nacional Darcy Ribeiro, organizado pela Universidade de Brasília – UnB no contexto da posse do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, motivam a viagem de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo para Brasília, nesta última semana de 2022.
Apesar de todos os ataques sofridos nos últimos quatro anos, a universidade pública brasileira se mostra confiante na mudança para o novo governo federal, que toma posse a partir de 1° de janeiro de 2023. O tema da recomposição orçamentária das universidades será tema do Seminário a ser realizado na UnB.
"Estamos na estrada rumo a esse momento histórico, por acreditar que muito em breve a recomposição de verbas para a Educação vai se concretizar. Os cortes fragilizaram a nossa permanência, mas seguimos de pé e esperançosos", explica o Produtor e Agente Cultural Ominjarê, um dos coordenadores da caravana.
Segundo a coreógrafa baiana e futura bacharela interdisciplinar em Cultura, Antonia Lyara, caminhar ao lado de estudantes de todo Brasil neste momento tão simbólico é muito importante e representa organização estudantil para pautar um novo tempo de investimentos na Ciência, na Pesquisa e na Extensão. "São áreas que transformam o país", completa Lyara.
O grupo se organizou para essa Caravana com o apoio logístico da UFRB, o suporte da Universidade de Brasília na acomodação e se preparam para uma programação de 4 dias na cidade. O retorno será dia 2 de janeiro.
O reitor da UFRB, Fábio Josué, esteve com o grupo na partida da viagem, parabenizou a articulação discente e reforçou a importância da união dos estudantes na luta pela recomposição das verbas das universidades federais.