A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou nesta quarta-feira (1) seu novo portal institucional. A reformulação teve como objetivo construir um portal mais seguro, com melhor distribuição dos conteúdos, de acesso mais ágil e acessível. As mudanças no layout deixaram o visual mais limpo, com melhor visibilidade e usabilidade, seguindo o padrão definido pelas normativas para os sites de órgãos ligados ao governo federal. O novo modelo também é totalmente responsivo, ou seja, se adapta à visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
O portal da UFRB é o principal meio de comunicação com a comunidade interna e externa. O modelo anterior estava no ar desde 2016 e contabilizava quase 187 mil acessos por mês, tendo registrado mais de 2,2 milhões de acessos em 2022. A mudança em 2023 atende aos princípios da economicidade, confiabilidade, acesso universal, interação e transparência. Os demais sites da instituição também adotarão a nova identidade a partir do lançamento deste canal, gradativamente.
Principais mudanças
No novo portal, a estrutura de distribuição de conteúdos foi totalmente repensada para facilitar o acesso e a busca pelas informações e serviços que estão disponíveis para público interno e externo. O novo menu vertical traz informações institucionais, de ingresso, ensino, pesquisa e extensão, além dos dados de transparência. As áreas de servidores e estudantes foram criadas. Elas trazem todos os serviços mais acessados por cada segmento de forma mais acessível. Lá estão também as notícias direcionadas a cada uma das categorias.
Funcionalidades
Novas funcionalidades foram desenvolvidas para o novo portal, como as áreas de oportunidades, participação em pesquisas e calendário de defesas. A área de oportunidades foi criada com o intuito de empresas e a própria Instituição cadastrar ofertas de empregos, bolsas e estágios para a comunidade acadêmica. A participação em pesquisas é uma grande necessidade da academia e para isso foi criado o sistema de cadastro de pesquisas. Pesquisadores internos e externos podem cadastrar seus instrumentos de coleta para dar mais publicidade e alcançar resultados mais qualificados. Já a área dedicada às defesas era uma necessidade urgente da comunidade interna e visa convidar e dar publicidade às apresentações de trabalhos de conclusão de cursos.
Dúvidas e sugestões
Em fase inicial de funcionamento, as sugestões, dúvidas e/ou erros técnicos identificados na navegação do novo portal podem ser reportados para a Assessoria de Comunicação (ASCOM) no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..